sexta-feira, 30 de março de 2012

Vice-presidente da Fundac presta depoimento à Polícia Civil da Paraíba

O vice-presidente da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), Isaac Venerando, prestou depoimento à Polícia Civil na quinta-feira (29) sobre a morte de um monitor do Centro Educacional do Jovem (CEJ) e os últimos episódios envolvendo as fugas de dois internos e rebeliões na unidade, que fica em João Pessoa. De acordo com o delegado Nélio Carneiro, que instaurou inquérito para apurar os casos, um dos objetivos do interrogatório é saber como os internos tinham acesso a drogas e telefones celulares. Cerca de 20 pessoas devem ser ouvidas ao longo do procedimento. O conteúdo do depoimento não foi divulgado pelo delegado.

(Correção: inicialmente, esta reportagem informou que Isaac Venerando seria ex-diretor do CEJ, mas ele é vice-presidente da Fundac. A informação foi corrigida às 9h12 desta sexta-feira).
Ainda conforme Nélio Carneiro, a polícia investiga se houve facilitações por parte do diretor ou de monitores que acompanham os jovens, além das circunstâncias que culminaram na fuga de dois internos. O inquérito será encaminhado ao Ministério Público da Paraíba, à Vara da Infância e Juventude e à Fundac, que é responsável pela administração do CEJ e do Centro Educacional do Adolescente.
O último episódio registrado no CEJ foi uma rebelião ocorrida no dia 7 de março. De acordo com a Polícia Militar, o tumulto teria começado após uma briga entre facções rivais. Dez internos identificados como responsáveis pela confusão foram transferidos para o Presídio do Roger. Antes, no dia 1º de março, dois internos fugiram quando voltavam de uma consulta médica. Um grupo de criminosos teria rendido os funcionários do órgão que estavam no carro, soltado os internos e depois disparado tiros. Um monitor morreu.
Menos de uma semana depois, o Diário Oficial do Estado publicou a exoneração do diretor do CEJ.  “A mudança de direção foi feita porque necessitávamos de medidas enérgicas para essa unidade. Com a nova direção nós buscamos aliar segurança e direitos humanos”, disse Cassandra Figueiredo, presidente da Fundac. Para o cargo foi nomeado um capitão da Polícia Militar, sob a justificativa de que seria necessário ter uma pessoa ligada à segurança dirigindo o Centro.


fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário