segunda-feira, 12 de março de 2012

Paraíba é 18º em denúncias de violência contra mulher, diz ministra

A Paraíba ocupa o 18º lugar no país em número de denúncias de violência contra a mulher. A informação foi dada pela ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência, Eleonora Menicucci, em entrevista ao Bom dia Paraíba nesta segunda-feira. A ministra está no estado para assinar um termo de cooperação, no valor de R$ 2 milhões, com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para a execução de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher no estado.

Segundo a ministra o termo de cooperação reforça um pacto já firmado com o governo estadual e o recurso é um complemento à um verba de R$ 1, 8 milhões que havia sido repassados para a Paraíba. De acordo com Eleonora Menicucci, eles devem ser aplicados em ações como casas abrigo e delegacias especializadas. “ O estado tem obrigação de abrigar, de acolher essa mulher já violentada e também prevenir. Parte desses recursos será colocado em campanha de prevenção”, completou.
Ela informou que, de acordo com os registros feitos no telefone 180, a Paraíba atualmente ocupa o 18º lugar em denúncias “em denúncias de violências, física , psicológicas, de assédio e assassinato”. Para a ministra, os números de denúncias aumentaram depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que qualquer pessoa pode denunciar crimes contra mulheres mesmo sem o conhecimento delas.
Menicucci destacou ainda que a Lei Maria da Penha deu um maior visibilidade à violência contra a a mulher e deu mais segurança para a realização das denúncias. “Por mais que nós façamos, enquanto gestores federais, estaduais e municipais falta muito para fazer ainda e o mundo infelizmente é muito patriarcal”, disse a ministra lamentando os números ainda altos de violência contra as mulheres.


fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário