quarta-feira, 7 de março de 2012

Média de estupros de 2012 já superam números de 2011; casos ainda são sub-notificados

Não são só os números de assassinatos de mulheres na Paraíba que preocupam as autoridades e representantes do movimento de mulheres na Paraíba. Os números de estupro e tentativas de estupro já ultrapassam a média do ano passado e somam 8 só esse ano.


No ano passado de abril a dezembro foram registrados 16 casos de estupro, uma média de 1,6 estupros por dia, contra 2,6 deste ano. Os números são do Centro da Mulher 8 de Março.

É importante ressaltar que a violência sexual é comumente considerada como um crime cometido nas ruas, mas grande parte dos abusos e violência é cometida dentro de casa, seja pelo parceiro, parentes, ou pessoas próximas à família e é cometido contra crianças e adultos.  Por isso, nem todos os casos são denunciados ou registrados. O que leva a crer que os números não correspondem a realidade.

Em 2010, uma revisão do Código Penal igualou a tipificação dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor, no artigo 213 da lei 1205/09 e ampliou a pena pelo crime e seus agravantes, o que não influenciou diretamente a estatística, nem diminuiu a sua incidência.

É importante lembrar que as Polícias Militar e Civil contam com a ajuda da população para combater esses crimes e tentar prevenir futuras ocorrências. O número é 190 e a identidade do cidadão é mantida em absoluto segredo.


fonte: Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário