quinta-feira, 22 de março de 2012

De novo: São João 2012 não terá forró de plástico; 'Municípios não podem fazer festa e mandar conta para Estado', diz Chico Cesar

O Secretário de Cultura da Paraíba Chico César garantiu que no São João 2012 o Governo do Estado não irá (mais uma vez) apoiar atrações de 'plástico'.
Chico César rasgou o verbo em entrevista nesta quinta-feira (22) ao repórter Emerson Machado/Tv Correio (ouça abaixo).
Ele revelou que no São João 2012 os municípios que quiserem contratar atrações como as bandas Aviões do Forró e Garota Safada não vão contar com o apoio do Estado.
‘Elas não podem fazer a conta e mandar para o Estado’, afirmou Chico César.

Entrevista com Chico César - Parte 01

Entrevista com Chico César - Parte 02

‘Nada contra esses grupos, mas eles já têm o seu espaço. Nós iremos investir na cultura de raíz’, afirma o secretário, que surpreendeu com a declaração de que poderia participar de "dueto" com as bandas de "plástico".
"Subiria ao palco com Aviões do Forró de graça, mas o Estado não pode bancar isso", disse.
Qualidade versus quantidade
O cantor e compositor paraibano se referiu ainda a festa de réveillon em 2009, realizada na Orla da Capital paraibana, quando a Prefeitura contratou o Buena Vista Social Club - tradicional banda de jazz cubana.
O show contou com a "concorrência" dos paraenses Calipso, contratado pelo Estado, então administrado pelo ex-governador José Maranhão.
Uma multidão prestigiou o evento estadual. Mas Chico Cesar disse que não considerou o reveillon municipal um fiasco.
"Trata-se de uma questão de qualidade versus quantidade", comparou.
Além de elitar os eventos públicos, desde que assumiu o cargo de diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Chico César causa polêmica por sempre se posicionar contra a contratação de bandas conhecidas popularmente como ‘forró de plástico’.
Segundo ele, as bandas já possuem reconhecimento do público e por isso deve-se dar oportunidade as demais atrações consideradas ‘tradicionais’.
"Precisamos investir na cultura daqui - precisamos dar oportunidade do povo ver e ouvir a arte local", conclui.

fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário