quarta-feira, 7 de março de 2012

Sobram vagas em cursos da UFCG e alunos de Medicina fazem 'greve

Alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) decidiram fazer uma  'greve' pelo preenchimento de todas as vagas disponibilizadas pela instituição para o primeiro período do ano letivo. 

Os alunos estão sem assistir às aulas desde a terça-feira (6), quando foi divulgada a quinta lista de convocação de aprovados no vestibular (veja aqui). Das 45 vagas disponibilizadas no campus de Campina Grande, 25 foram preenchidas e 20 estão à espera de candidatos. O mesmo acontece no curso de Direito no campus de Sousa, onde 26 das 60 vagas ainda não foram preenchidas, após quatro chamadas. No total, estão sendo convocados 279 aprovados.
Para o presidente do diretório acadêmico de Medicina, Arthur de Medeiros, muitos candidatos foram aprovados em mais de um vestibular simultaneamente e optaram por estudar em outras instituições. A maioria seria de outros estados. O motivo para as vagas ociosas, segundo os estudantes, seria a adoção das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Grande parte dos aprovados não compareceu para efetivar seu cadastramento e matrícula nos respectivos cursos, o que acarretou num alto número de candidatos chamados da lista de espera", divulgaram os alunos em nota por meio do diretório acadêmico do curso e o diretório central dos estudantes da UFCG.
Do total de 45 vagas oferecidas, o período 2012.1 começou com apenas 14 alunos matriculados. Depois de quatro listas de convocação, o número subiu para 25. As convocações são feitas por ordem de classificação. Com as aulas iniciadas há duas semanas, o estudante Renato Suassuna é um dos que reclamam do tempo perdido e do sistema de preenchimento de vagas.
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino da UFCG, a lista de convocados divulgada na terça-feira foi a última deste período. O fato preocupa os aprovados que têm interesse de começar a estudar, mas ainda estão na lista de espera. A próxima a ser divulgada será referente às vagas do 2º período, e deverá ser publicada em 16 de março para que os alunos se cadastrem na universidade nos dias 20 e 21.
Os estudantes cobram uma pedida da Pró-Reitoria de Ensino para solucionar o problema. No fim da tarde da terça-feira, alunos e aprovados em espera se reuniram com o pró-reitor Vicemário Simões. Em entrevista ao G1, ele explicou que a universidade está tentando agilizar o processo e entrando em contato com os convocados por telefone para saber se eles têm interesse de ocupar a vaga.
"Não podemos tomar nenhuma decisão de imediado porque o sistema de entrada pelo Enem é federal. Teremos um encontro com o reitor Thompson Mariz ainda hoje para situá-lo sobre o que está acontecendo e tentar avaliar uma forma de resolver", disse.
O ingresso aos cursos de graduação da UFCG em 2012 foi feito exclusivamente por meio do Enem. A instituição utilizou as notas dos candidatos como forma de classificação, mas não adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No total, 10.057 se inscreveram para concorrer às 90 vagas oferecidas este ano em Medicina.


fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário