segunda-feira, 19 de março de 2012

Secretário revela que programas de ressocialização de presos são boicotados por facções criminosas

O Secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, revelou que dentro das penitenciárias do estado, os chefes das facções criminosas boicotam todos os programas de re-socialização de presos, principalmente quando a proposta oferta de um emprego e a admissão do apenado no mercado de trabalho.

A declaração aconteceu durante a participação dele no programa Rede Verdade, da TV Arapuan, durante uma entrevista aos jornalistas Luiz Tôrres e Marcone Ferreira. Ele destacou o Seminário sobre a re-socialização que esta acontecendo em João Pessoa, cuja abertura vai acontecer na noite desta segunda-feira.
Targino disse que re-socializar um preso é uma tarefa difícil, pois o crime organizado boicota para que eles voltem para as ruas sem amparo e sejam recrutados pelo crime, observando que o crime oferece vantagens e dinheiro, impossibilitando a re-socialização.
Aliado ao boicote por parte dos comandantes do tráfico, ainda existe o problema do preconceito das pessoas com os ex-apenados, que geralmente são pessoas excluídas pela sociedade e sem ter aonde buscar ajuda, acabam cometendo novos crimes e voltando para a cadeia, um fato que pode ser confirmado pelos números da reincidência.
Harrison Targino contou que por determinação do Governador Ricardo Coutinho, a Secretaria elaborou um plano que te como meta a aplicação e dois anos, em quatro e em oito anos, tendo como objetivo a re-socialização do preso, com a realização de atividades educativas durante o período de cumprimento da pena e o encaminhamento ao mercado de trabalho na hora dele ganhar a liberdade.


fonte: Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário