sábado, 17 de março de 2012

Efrain Filho defende maioridade penal para 16 anos e diz que sentimento de impunidade aos jovens é nocivo

O deputado Efraim Filho defendeu durante entrevista no programa Rede Verdade que a maioridade penal e falou que o sentimento de impunidade que os jovens têm em relação à justiça, é muitas vezes mais prejudicial para a sociedade do que o próprio ato criminoso.

“Agora o que nós queremos é adequar a maior idade penal. 18 anos é de 1940 quando o jovem já não tinha aquela informação que tem hoje, o amadurecimento que ele tem hoje. A pergunta que a gente tem que fazer é: o jovem de 16 anos tem condições de discernir o certo do errado? O bem do mau? O lícito do ilícito? Eu acredito que tem sim, porque quando a polícia chega ele diz logo: não toca em mim que eu sou de menor, não toca em mim que eu sou protegido pela justiça. Então esse sentimento de impunidade é que às vezes é mais nocivo para a sociedade do que você ter a possibilidade de cometer qualquer tipo de arbitrariedade” disse o deputado.
A preocupação são os crimes hediondos “o estuprador, homicídio qualificado, o tráfico de drogas... porque cada vez mais são os jovens que estão à frente desses crimes porque eles acreditam na impunidade. Muitas vezes ate pedem que o jovem assuma a autoria desse crime porque a pena será menor. Eu sou a favor da redução da maior idade penal porque eu acho que a sociedade brasileira não pode pagar pela ineficiência do estado. Se o estado tem prisões ruins e ensino defeituoso, não é a sociedade que tem que conviver com isso” disse Efraim.
O deputado falou também, que a declaração de Luiz Couto que considera que o problema do jovem delinquente no Brasil é a falta de educação, como preconceituosa. Para Efraim Filho “quando diz que o problema do jovem delinquente é de educação, parece que é só filho de gente pobre, de gente humilde que comete crime”.
“Nós temos inúmeros casos de jovem de classe média e de classe alta que comete crimes hediondos... temos jovens de classes média e alta que bota fogo em mendigo, queimando índios” falou o deputado.
Para Efraim, educação e oportunidade não é decisivo para tornar um jovem delinquente ou não. “Todos nós defendemos mais educação, mais oportunidade. O programa nacional do primeiro emprego que afundou no governo lula, e que depois ninguém salvou. A educação em tempo integral que tem que ser, cada vez mais, trazida para a realidade do dia a dia. Então ninguém é contra mais educação e mais emprego” declarou Efraim. 


fonte: Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário