sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vital do Rêgo diz que aceitou presidir CPI do Cachoeira

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), durante discurso em plenário (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse na manhã desta sexta-feira (20) que aceitou ser o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigará as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, autoridades e empresários.
O requerimento que cria a CPI foi lido na sessão do Congresso Nacional desta quinta-feira (19).
Pelo regimento, a presidência da comissão cabe a um senador do PMDB, e a relatoria, a um deputado do PT, que são as maiores bancadas de cada Casa. Os dois cargos são os mais importantes da CPI.
O nome de Vital já havia sido anunciado pelo líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, na noite desta quinta. Vital é corregedor do Senado e relator da Lei Geral da Copa na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

"Eu não tinha como recusar. O PMDB veio a mim e pediu a minha colaboração. E aí, eu não posso me furtar a aceitar esse pedido do meu partido", disse Vital.
Segundo Vital, o plano de trabalho da CPI deve ser apresentado na próxima semana, quando serão feitas as demais indicações que faltam para completar a comissão. O prazo oficial para as indicações termina na próxima terça-feira (24), mas muitas legendas já anteciparam os nomes dos indicados.
Na terça, haverá nova sessão do Congresso Nacional (que reúne deputados e senadores) para que seja feita a instalação da CPI. Nessa sessão, serão oficializados os nomes dos titulares e suplentes da comissão.
"O PT vai indicar o relator. Com o relator indicado, vamos fazer o campo de ação. Temos duas operações. Queremos saber o que já está apurado e a partir daí aprofundar as investigações", disse o senador.
Apesar de o requerimento que criou a CPI informar que a comissão terá 15 deputados e 15 senadores (com distribuição proporcional pelas bancadas), o regimento do Congresso Nacional prevê uma vaga extra em cada casa a ser destinada a um partido que não tenha bancada necessária para ter direito a participar da comissão. No Senado, essa vaga será destinada ao PSD. Na Câmara, ao PC do B.
Na Câmara, 13 dos 16 deputados já foram anunciados. No início da noite, o PP, que havia anunciado como titular Iracema Portella (PI), informou que indicará Gladson Cameli (AC). Somente o PT não apresentou seus nomes.


fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário