quinta-feira, 26 de abril de 2012

Paraíba tem 19 cidades em situação de emergência devido à estiagem

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e prefeitos de várias regiões do estado se reúnem nesta quinta-feira (26) no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, para discutir estratégias de combate à seca. De acordo com a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, 19 municípios do Sertão, Curimataú, Cariri e Agreste estão em situação de emergência devido à escassez de chuvas. Entre eles, Bernardino Batista, Bom Sucesso, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Poço Dantas, Santarém, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, São José de Brejo do Cruz, Teixeira, Uiraúna, Cuité, Olivedos, Soledade, Amparo, Barra de São Miguel e Santa Cecília.
No encontro, serão apresentados levantamentos sobre os poços artesianos existentes na região, listas dos dessalinizadores que estão desativados e formas alternativas de alimentação durante a seca. Também serão debatidas questões sobre o benefício da Garantia Safra e a preservação das plantações.
De acordo com o pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Daniel Duarte, a seca afeta não somente os moradores das regiões que estão desabastecidas, mas prejudica moradores de cidades que não sofrem com a falta d'água por meio do enfraquecimento da produção de frutas, vegetais e até do leite.
Para ele, a principal estratégia que deve ser adotada pela população é a estocagem. "A seca é o despreparo da população frente à falta de chuva e à estiagem. Se você estoca água, forragem na forma de feno, silagem e cultura de cactáceas, existe estratégias de convivência e combate à seca. A estiagem não, mas o combate à seca é possível", comentou


fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário