terça-feira, 24 de abril de 2012

Em catolé do Rocha/PB: Morre no Hospital Américo Maia paciente vítima de Meningite Bacteriana Aguda

Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos
O dia de ontem (23) foi de tensão e muita preocupação nos corredores do Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos. Funcionários e pacientes foram pegos de surpresa com a confirmação da morte de um paciente, vítima de Meningite Bacteriana Aguda.
O agricultor Aldecir de Freitas, de 30 anos, natural de Patu (RN), residente no Sítio Serrote das Cabras, na zona rural de Catolé do Rocha (PB), que havia sido internado na última semana no Hospital Regional Dr. Américo Maia, com suspeita de dengue, doença que está tomando conta deste município, veio a falecer às 10h00 da manhã desta segunda (23), vítima de meningite.

Segundo atestou na Declaração de Óbito, o Médico José Carneiro Suassuna, Dr. Zeca, a morte do paciente transcorreu em virtude de uma meningite bacteriana aguda.
O velório do agricultor aconteceu no Sítio Serrote das cabras, e o sepultamento foi realizado na manhã desta terça (24), no Cemitério Frei Damião de Bozzano, em Catolé do Rocha.
Segundo informações de médicos consultados por nosso noticioso, a meningite é uma infecção tratável. Uma verdade é válida: quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura e menores os riscos de sequelas.

SAIBA MAIS SOBRE A MENINGITE
Infecções do sistema nervoso (Meningite Bacteriana Aguda)

É definida como infecção purulenta aguda do espaço subaracnóideo, onde as meninges e o parênquima cerebral são frequentemente envolvidos em uma reação inflamatória (chamada de meningoencefalite). É a forma de infecção mais comum do SNC.
Observamos os seguintes agentes responsáveis pela meningite bacteriana:
Streptococcus pneumoniae - em 50% dos casos;
Neisseria meningitidis - em 25% dos casos (60%) destes em crianças e adultos jovens com idade entre 2 e 20 anos);
Estreptococcus do grupo B (S. agalactiae) - em 15% (principalmente em pacientes acima da 5a década de vida);
Listeria monocitogenes - em 10% (principalmente em neonatos < 1 mês de vida, grávidas e pessoas > 60 anos);
Haemophilus influenzae tipo b - < 10% dos casos; extremamente incomum após a vacinação maciça de lactentes com a vacina anti-Hib.

Manifestações Clínicas

A tríade clássica da meningite é formada por:
Febre, cefaleia e rigidez de nuca (pacientes mais idosos com osteoartrose da coluna cervical podem apresentar exame falso positivo).
Diagnóstico

Uma vez havendo a suspeita de meningite bacteriana aguda, o exame do líquor é a pedra fundamental para o diagnóstico.

Tratamento

Este tratamento deve ser instituído em até uma hora após a chegada do paciente ao hospital. Sendo assim, o tratamento inicial é em geral empírico, considerando-se os germes mais prevalentes de acordo com idade e a imunidade. Uma vez conhecendo o agente etiológico (pelo método de Gram, cultura ou látex) é possível então direcionar o tratamento antimicrobiano.


 
fonte: Portal Catolé News, com informações do Blog sistemanervoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário