quarta-feira, 4 de abril de 2012

Senadores cobram mais presença do governo federal na Paraíba

Na edição do programa Assunto de Estado exibido na noite desta segunda-feira (2) pela TV Senado, os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB), Cícero Lucena (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB) destacaram a elevação dos índices sociais da Paraíba, mas lamentaram a escassez de investimentos do governo federal no estado.
O programa Assunto de Estado, transmitido pela TV Senado e pela Rádio Senado, reúne senadores da mesma unidade federativa para discutir temas de interesse da população e responder questões enviadas pelos telespectadores e ouvintes.
Desenvolvimento
Abrindo a discussão, Cícero Lucena disse que a Paraíba vive um momento de redução das desigualdades, mas acrescentou que esse processo precisa ser acelerado. O senador cobrou investimentos do governo federal para a melhoria da infraestrutura e para o aumento da renda no estado. O senador Vital do Rêgo disse que mesmo dentro do Nordeste o desenvolvimento dos estados ocorre de forma desigual e afirmou que o Brasil tem uma dívida para com a Paraíba.
Na mesma linha, Cássio Cunha Lima criticou o pacto federativo atual, que, em sua opinião, torna os paraibanos “credores de um investimento estruturante” da União, e disse que as obras são importantes para reduzir as diferenças regionais. Entre os empreendimentos necessários para seu estado, os senadores destacaram a ligação das ferrovias da Paraíba com a Transnordestina e as obras de revitalização do porto de Cabedelo.
Pacto federativo
Os senadores reclamaram do tratamento que a Paraíba tem recebido da União. Segundo Cássio, sem discussão do pacto federativo, o debate sobre o desenvolvimento da Paraíba “cairá no vazio”. Ele criticou as propostas de mudança nos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM) que tramitam no Congresso, por considerá-las desfavoráveis ao Nordeste. Cícero Lucena disse que estados e municípios recebem menos do que a Constituição previa. Vital do Rego, por sua vez, disse que a Paraíba está muito dependente da União e falta “atitude proativa” para levar investimentos à Paraíba.
Educação
Ao comentar o elevado analfabetismo na Paraíba, Cássio explicou que o problema está sendo resolvido com o esforço coletivo que levou o estado ao segundo lugar no Nordeste em frequência escolar. Cícero Lucena, além de defender as medidas do governo estadual para garantir a presença dos alunos em sala de aula, pediu o cumprimento do piso salarial nacional dos professores - que não tem sido cumprido por alguns municípios paraibanos - por considerar que os docentes que se dedicam têm que ter sua sobrevivência garantida. Vital do Rêgo declarou que a educação deve ser questão de Estado, não de governo, e denunciou que a Universidade Estadual da Paraíba tem sido “agredida” pelo governo estadual. 
fonte:  IParaíba com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário