terça-feira, 17 de abril de 2012

Idosa morre com suspeita de dengue hemorrágica na Paraíba

Mais um caso suspeito de morte por dengue hemorrágica está sendo investigado na Paraíba. A vítima dessa vez é uma mulher de 64 anos que morreu no dia 17 de março em Itabaiana, no Agreste paraibano. O caso suspeito não foi divulgado na época pela Secretaria de Saúde do Estado e só foi descoberto pela imprensa nesta terça-feira (17). A Secretaria de Saúde do município confirmou que pelos resultados dos exames e do atestado de óbito a mulher foi vítima da dengue tipo 4. O caso já foi informado à Secretaria de Saúde do Estado que tem 60 dias para concluir a investigação.

Na segunda-feira (16) uma menina de 7 anos morreu com suspeita da doença no Hospital Infantil de Patos. A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Júlia Vaz, informou que os dois casos estão sendo investigados.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Itabaiana, Alcir Paiva de Andrade, disse que a aposentada que morreu em março já tinha problemas crônicos. “A declaração de óbito disse que ela morreu de dengue hemorrágica. A dengue evoluiu para uma hemorragia digestiva”, explicou.
A aposentada deu entrada no Hospital Regional de Itabaiana e por conta da gravidade da doença foi transferida para o Hospital Universitário Alcides Carneiro em Campina Grande. “A pedido da família a mulher foi retirada da UTI e morreu em casa”, disse Alcir Paiva.
Foco
Uma homem de 86 anos, que também morava na mesma rua da aposentada que morreu com suspeita de dengue hemorrágica, deu entrada no Hospital Regional de Itabaiana com sintomas de dengue. De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica, os exames comprovaram que o homem estava com dengue hemorrágica. Ele foi transferido para um hospital de João Pessoa e recebeu alta hospitalar.
O foco do mosquito foi encontrado em uma casa abandonada localizada ao lado da casa aposentada de 64 anos. Segundo Alcir Paiva, as larvas do mosquito estavam em um tanque de água que estava descoberto. Os agentes aplicaram as  medidas de controle para combater o mosquito.
A orientação para as pessoas com suspeita da doença é a de procurar primeiramente um médico. “Quem estiver com suspeita que está com dengue deve procurar uma unidade de saúde e não fazer a automedicação”, alertou o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Itabaiana.


fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário