sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bope monta equipe de operações especiais no sertão paraibano

A cidade de Patos começa os preparativos para a implantação do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE. O batalhão funcionará na sede do Comando Regional II, localizado no Bairro das Sete Casas, que está passando por reformas para atender as exigências de instalações do Comando Especial. O Capitão Esaú, que se encontra em João Pessoa ministrando curso, será o comandante na cidade de Patos.


Por enquanto duas viaturas foram disponibilizadas para as atividades de apoio, sendo uma Ranger 4X4 cabine dupla e um Palio Weekend. Alguns dos policias do BOPE tem experiências na Força Nacional e os demais já passaram por treinamentos especiais para exercer a função. As informações do Capitão Esaú são de que essa primeira fase será para resolver os desmembramentos do 3º Batalhão de Polícia Militar, fazer levantamento da infraestrutura e também serão definidos os novos uniformes e os símbolos característicos do BOPE.

“Tivemos a efetivação do Batalhão de Operações Especiais aqui em João Pessoa, em todos os seguimentos das tropas de Choque dos Batalhões, tanto do interior quando da Capital e de Campina Grande eles passaram a ser pertencentes ao Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE. Antes, administrativamente, nós éramos vinculados ao 3º Batalhão em Patos. Agora nós nos tornamos independentes do batalhão, mas com vinculação administrativa ao Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE”, relatou por telefone o Capitão Esaú (foto).
O BOPE foi mundialmente divulgado através do filme Tropa de Elite do diretor José Padilha. Os filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite II tiveram uma das maiores bilheterias do cinema nacional, projetando ainda mais o ator Wagner Moura que interpreta o Capitão Nascimento. Controverso e polêmico, o filme mostra o trabalho do BOPE na cidade do Rio de Janeiro e criou fantasias no imaginário popular sobre a vida real na atuação do Batalão com os métodos utilizados nas operações.


fonte: Paraíba.com.br com Folha do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário