sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quantidade de lixo espacial orbitando a Terra alcança 'ponto crítico' e preocupa Nasa

A quantidade de lixo espacial orbitando a Terra alcançou um 'ponto crítico', gerando ameaças cada vez maiores para satélites e astronautas, afirmaram cientistas norte-americanos em um informativo publicado nesta semana. O objetivo é alertar a Nasa sobre o limite máximo de segurança.

Segundo a agência espacial americana, já foram contabilizados 22 mil objetos no espaço, entre escombros e sucata, mas estima-se que existam milhões de tamanho menor que não foram registrados. Eles podem causar inúmeros estragos se atingirem uma espaçonave em alta velocidade. Sem contar que a colisão poderia gerar ainda mais detritos.
O texto divulgado pelos cientistas solicita novas regulamentações internacionais e mais pesquisas sobre o possível uso de grandes redes metálicas ou "guarda-chuvas" gigantes no espaço, para pegar o lixo. Uma outra ideia seria tentar destruir o lixo usando laser, mas esse trabalho é caro e complicado, já que a lei internacional proíbe os Estados Unidos de recolher objetos que pertencem a outras nações. 
 
fonte: Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário