segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AL realiza sessão especial para discutir implantação de fábricas de cimento

A Assembléia Legislativa realiza amanhã, às 14h30, no plenário principal, sessão especial para discutir a instalação de fábricas de cimento na região da grande Mucatu, que compreende os municípios de Conde, Alhandra e Pitimbu, litoral sul da Paraíba. A propositura é do deputado estadual Frei Anastácio (PT). Estão sendo esperados para a sessão, mais de 500 trabalhadores rurais que irão levar para a Assembléia muitos produtos da reforma agrária, faixas e cartazes.

Segundo Frei Anastácio, na área para onde a fábrica está sendo anunciada vivem e trabalham 1.500 famílias que tiram o seu sustento e comercializam a produção. “No entanto, estas famílias encontram-se ameaçadas de perderem a área de plantação para a instalação de uma fábrica de cimento. Ou seja, o Poder Municipal está destinando aquela propriedade de assentamento da reforma agrária para uma empresa privada explorar o solo para a produção de cimento”, disse Frei Anastácio.
Além dos trabalhadores, foram convidados representantes do INCRA nacional e da Paraíba, Sudema,Ibama,Sinter,Fetag,Interpa,Secretaria Executiva da Agricultura Familiar do Estado, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Emater,Ministérios Públicos Federal e estadual,Procuradoria do INCRA, vereadores e prefeitos de Conde,Alhandra,Pitimbu,Caaporã,CUT, Partido dos Trabalhadores,Economia Solidária, Assembléia Popular,MST e,entre outros,a Comissão Pastoral da Terra.
Frei Anastácio informou que a sessão especial irá discutir todos os detalhes sobre esse projeto de fábrica de cimento dentro de assentamentos da reforma agrária. “É bom lembrar que existe projeto de implantação de outras fabricas de cimento nos assentamentos do litoral sul”, disse o deputado, destacando que é importante ressaltar que não é contra a instalação de equipamentos que gerem empregos e desenvolvimento. Ele argumenta que defende a implantação das fábricas em outra área.


fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário