A partir de 1º de janeiro de 2012, os 223 municípios da Paraíba que comercializam o óleo diesel S50 e S1800 terão que migrar para o diesel S500, de acordo com a regulamentação da Agência Nacional de petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O S500 é considerado menos poluente pois tem um baixo teor de enxofre. A ANP explicou que o consumidor não vai sentir a mudança no bolso, pois o preço do litro do combustível vai continuar o mesmo.
O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB) explicou que, além da Paraíba, mudança também ocorre nos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Em 2010, diversos municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Maranhão, e todos os municípios do Espírito Santo e do Piauí deixaram de comercializar o óleo diesel S1800. Segundo o Sindipetro, o S50 (usado no meio urbana) e o S1800 (usado no meio rural) deverão sair de circulação.
A estimativa do Sindpetro é que aproximadamente 72% em massa de enxofre deixarão de ser eliminadas pelo escapamento dos veículos abastecidos com diesel, fazendo com que a contribuição do enxofre nas emissões passe a ser menor que 10%.
O volume de diesel S500 previsto para substituir o diesel S1800 em 2012 corresponde a aproximadamente 45,2% do volume comercializado em 2009, superior ao percentual de substituição em 2011, que foi de aproximadamente 19,2%.
Tipos de diesel comercializados no Brasil
Atualmente, os tipos de óleo diesel comercializados no território nacional são diferenciados basicamente pelos teores máximos de enxofre: S50 (50 ppm de enxofre), S500 (500 ppm de enxofre) e S1800 (1800 ppm de enxofre).
Desde 1º de maio de 2009, as regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza e Belém comercializam o óleo diesel S50. No período de 2009 a 2010, diesel S500 foi substituído pelo S50 nas frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo (além de outros municípios do estado), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.
Atualmente, os tipos de óleo diesel comercializados no território nacional são diferenciados basicamente pelos teores máximos de enxofre: S50 (50 ppm de enxofre), S500 (500 ppm de enxofre) e S1800 (1800 ppm de enxofre).
Desde 1º de maio de 2009, as regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza e Belém comercializam o óleo diesel S50. No período de 2009 a 2010, diesel S500 foi substituído pelo S50 nas frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo (além de outros municípios do estado), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.
fonte: G1 Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário