segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ricardo já está em Cuba e deve ‘importar’ médicos para suprir demanda da saúde da paraibana

O governador Ricardo Coutinho já está em Cuba, onde permanece até dia 23 em missão comercial junto com empresários paraibanos. Fontes do Palácio da Redenção revelaram ao jornalista Giovanni Meirelles, da Correio-Jovem Pan, que Coutinho deve articular a vinda de médicos cubanos para atuar na saúde estadual.
A idéia é reforçar a demanda de profissionais, evitando reedições de crises no atendimento dos hospitais públicos da Paraíba.

De acordo com as fontes, o governador já teria até iniciado procedimento para tentar validar os registros profissionais dos cubanos, viabilizando assim a atuação dos médicos.
Oficialmente, a visita a Cuba foi agendada para incrementar negociações para ampliar as exportações de produtos paraibanos para a ilha socialista, a partir do Porto de Cabedelo.
Integram a missão a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves; o secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a superintendente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margareth Bezerra; o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome; e um representante da Federação do Comércio e Serviços da Paraíba (Fecomercio).
Dentre as empresas, estarão representados o Atacadão Rio do Peixe, Dijai Elétrica, Transportes Marajó e Samara Calçados.
Veja o que o governo antecipou sobre a missão cubana:
A assessoria do Estado informou que a programação agendada inclui visitas institucionais aos ministérios do Comércio Exterior, dos Transportes e da Agricultura; à empresa brasileira Brás-Cuba; a uma refinaria e a outras empresas cubanas, além de visitas à Universidade de Havana, à Escola de Medicina e a hospitais.
Ricardo Coutinho antecipou que a Paraíba também intenciona desenvolver futuras missões comerciais na Venezuela e em países asiáticos.
De acordo com o governador, é preciso equilibrar a balança comercial, já que as importações superam as exportações.
“Esse quadro demonstra a necessidade de as empresas do Estado exportarem seus produtos para outros mercados e equilibrar mais o volume dos produtos que entram e saem. É preciso movimentar as várias cadeias produtivas dentro do Estado”, ressaltou.
O governador disse ainda que existe demanda dos países do Caribe por produtos produzidos na Paraíba, como calçados, confecções, minerais, leite, queijo e frango, e, neste contexto, é preciso abrir as portas para que as empresas paraibanas exportem, o que vai fortalecer a economia do Estado.
O vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, vê com bons olhos a possibilidade de estreitamento nas relações de mercado entre o Estado paraibano e o governo cubano. Para ele, este é um passo importante, diante da possibilidade de desbloqueio do mercado cubano.
“Com essa relação comercial, teremos a oportunidade de exportar para Cuba, que possui uma economia bem carente, desde produtos primários até os de maior valor agregado”, avaliou.
Comércio internacional
De acordo com o secretário Renato Feliciano, a iniciativa do Governo deve colocar a Paraíba de vez no caminho certo para o aumento das exportações, equilibrando a defasagem da balança comercial paraibana.
Segundo ele, a Paraíba importa cerca de US$ 600 milhões por ano e exporta apenas US$ 87 milhões.
“Temos mais de 160 mil empresas registradas na Junta Comercial, mas apenas 70 delas são exportadoras. A relação comercial entre Paraíba e Cuba pretende mudar esse fato. Queremos também estender essa possibilidade ao mercado chinês, e já estamos nos mobilizando em relação a isso”, adiantou Feliciano.
Para Wilbur Jácome, o Governo do Estado tem interesse em potencializar as exportações para Cuba e inserir outras empresas no mercado do Caribe, o que vai fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Paraíba.
“Precisamos quebrar as barreiras culturais que nos impedem de ampliar nossos mercados”, disse. A Paraíba tem o potencial de exportar calçados, confecções, minerais, leite, queijo, frango e bebidas para Cuba.

fonte: Portal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário