terça-feira, 13 de setembro de 2011

PF realiza Operação Shekel: ex-sargento da PM comandava quadrilha de dentro do PB1

A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta terça-feira (13) a Operação Shekel, com o objetivo de reprimir a atuação de grupo criminoso especializado em falsificar cédulas e colocá-las em circulação no Nordeste do Brasil.
Um ex-sargento da Polícia Militar da Paraíba, que cumpre pena no Presídio PB-1, em Jacarapé, comandava todo o esquema de dentro do presídio.
Shekel significava a unidade de peso usada, assim como outras unidades, como gramas e onças, para negociação antes do surgimento das moedas.

Como funcionava o esquema
O grupo é formado por pessoas experientes em ações criminosas, com passagens policiais, estando algumas recolhidas ao sistema prisional também acusadas de outros delitos, a exemplo de assaltos e explosões de terminais bancários. As cédulas são produzidas na cidade de Arapiraca/AL, tendo o responsável pela falsificação sido anteriormente indiciado pela Polícia Federal em Araraquara/SP nos crimes de falsificação de moeda e formação de quadrilha.
Trazidas até Recife/PE, as cédulas são recebidas por pessoas indicadas por um ex-sargento da Polícia Militar da Paraíba que se encontra cumprindo pena no presídio de Jacarapé (PB-01) e, em seguida, são distribuídas na Paraíba sob orientação dele.
Investigações
As investigações foram iniciadas em setembro de 2010 pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência da PF na Paraíba. Há registro da retirada de circulação, em todo o país, de mais de 32 mil exemplares de cédulas de R$ 50,00 com as mesmas numerações de série e características das produzidas pelos investigados, totalizando, aproximadamente, um milhão e seiscentos mil reais em cédulas falsas retiradas de circulação.
Durante a operação, já tinham sido apreendidas em poder dos investigados cédulas falsas de RS 50,00. Os laudos periciais demonstraram que as impressões de anverso e reverso foram obtidas através de computação gráfica, com emprego de “scanner” e “software” apropriado e reprodução em impressora a jato de tinta. Além disso, apresentam simulação de fibras coloridas nas mesmas posições, indicando assim que partiram de uma mesma matriz.
Foram cumpridos oito mandados judiciais, expedidos pela 2ª Vara Federal da Paraíba, sendo quatro mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e um mandado de cumprimento de medida cautelar penal (proibição de freqüentar presídio).
As prisões e buscas foram realizadas nas cidades de João Pessoa/PB, Arapiraca/AL e Propriá/SE. Foram cumpridos mandados em residências e em estabelecimentos prisionais.
Entrevista Coletiva
Uma entrevista coletiva será realizada, às 10h30, na sede da Superintendência da Polícia Federal, na cidade de Cabedelo/PB.

fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário