quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Instituições realizam evento para difusão do agronegócio na Paraíba

"Vamos Empreender no Agronegócio?". Com este tema será lançado na quinta-feira, dia 22 de setembro, a partir das 8h, a agenda de ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia - Proeta. O evento ocorrerá no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.
A programação que terá início previsto para às 8h constará da Difusão das Tecnologias EMBRAPA, EMEPA e UNIVERSIDADES, seguida da Divulgação dos Órgãos de Fomento (BNB, BB, INSA, SEBRAE, FAPESQPB e Empreender Paraíba). No período da tarde, das 14h às 13h30 ocorrerá uma Oficina de Empreendedorismo.
O lançamento da referida agenda visa difundir e apoiar a geração de empreendimentos com foco no agronegócios. Em função disso, será realizada de uma série de ações a serem desenvolvidas em Campina Grande,Patos,Sumé,Pombal,Catolé do Rocha,Cuité,Areia, Bananeiras e Sousa com vistas em preparar graduandos, pós-graduandos,técnicos de nível superior, técnicos agrícolas, produtores rurais entre outros interessados nas tecnologias da área.
Trata-se de uma realização conjunta da Embrapa Algodão com a Fundação PaqTcPB, Universidade Federal de Campina Grande através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido - Peasa/UFCG e Sebrae. A Universidade Estadual da Paraíba(UEPB), Universidade Federal da Paraíba(UFPB), Emepa, Emater,o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, a Fundação de Apoio à Pesquisa - Fapesq/PB,Banco do Brasil, Banco do Nordeste e os Governos Federal e Estadual também estão engajados na promoção deste evento.

O PROETA
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia - PROETA - foi criado pela Embrapa com o apoio do BID/FUMIN . O Programa visa à promoção do agronegócio, mediante a transferência de tecnologias por meio da incubação de empresas.
A iniciativa visa transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa para a iniciativa privada; contribuir para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária; apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo, bem como contribuir para a geração de emprego e renda.
Entre as ações propostas se destacam a formação de parcerias público-privadas; a criação de portfólio de tecnologias apropriadas para incubação; o estímulo ao empreendedor para receber tecnologias da Embrapa; adoção de tecnologias inovadoras no sistema produtivo; a criação de novas empresas no ramo do agronegócio; parcerias com incubadoras qualificadas que abrigarão os empreendedores e as novas empresas.

fonte: Iparaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário