quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estatística de guerra: violência sobe 15% e 1.100 paraibanos já foram assassinados este ano

Guerra Iraque
foto ilustrativa
A Paraíba contabilizou durante os primeiro oito meses de 2011 uma média de 1.100 homicídios em todo o Estado. O número representa um aumento de 15% em relação às estatísticas registrados no ano passado.
Os números superam o índice tolerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece como margem aceitável a ocorrência de 10 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Homicídio
Os dados são superiores inclusive a países em guerra. O Iraque, por exemplo, registrou em 2010 uma taxa de 53,5 homicídios/100 mil habitantes.
Val Paraízo
ValParaízo
No Brasil, o município de ValParaízo – localizado na fronteira de Goiás com o Distrito Federal – foi manchete internacional no primeiro semestre deste ano, apontado pela Organização Mundial de Saúde como a cidade mais violenta do mundo fora do eixo da guerra ao apresentar índice de 77 homicídios/100 mil.
Em São Paulo, maior cidade da América Latina, o índice de 2010 estacionou em 9,9 homicídios/100 mil habitantes.
Já em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, a onda de assassinatos registrou média de 90 homicídios/100 mil habitantes.
O balanço realizado pela equipe do Portal Correio mostra ainda a guinada da violência no Conde, onde a média chega a 60 homicídios/100 mil habitantes, e na Capital, com média de 50 homicídios/100 mil habitantes.
UFCG quer descobrir causas da explosão da violência
A UFCG realizará na sexta-feira, 2 de setembro, às 16 horas, a conferência “Explosão da Violência no Nordeste”, na sala 15 do Centro de Humanidades, Campus Campina Grande. A ideia é discutir e descobrir as causas do aumento assustador da violência no Nordeste para que o Governo consiga elaborar políticas públicas eficazes.
O professor José Maria da Nóbrega acredita que a violência compromete diretamente a democracia. “Explicar as dinâmicas e causas das mortes por agressão no Nordeste aponta para as políticas públicas em segurança como fator de maior significância no controle e administração dos conflitos sociais”, explica.
Confira os homicídios destacados pelo Portal Correio em 2011
Janeiro
Morceguinho
Morceguinho
O professor de jiu-jitsu, Rufino Gomes, conhecido como ‘morceguinho’ foi executado a tiros na noite do dia 25 de janeiro, na Avenida Afonso Pena, localizada bairro do Bessa, em João Pessoa. Rufino trabalhava na academia Toca do Lutador no bairro de Manaíra.
De acordo com a policia, homens armados dentro de um veículo abordaram o lutador no momento que ele trafegava pela avenida numa moto Traxx, trancaram Gomes e efetuaram vários disparos. O professor morreu na hora.

Fevereiro

Em 17 de Fevereiro de 2011, um duplo homicídio movimentou o município de Bayeux. Os Guardas Norturnos Antônio Soares Pereira, de 33 anos e Laercio Américo da Silva Filho, de 41 anos, foram assassinados, por dois homens numa motocicleta, na comunidade Rio do Meio.
A polícia acredita que as vítimas eram informantes da região, por isso o motivo do assassinato.

Março
Durante uma rebelião no Presídio Silvio Porto em João Pessoa, no dia 21 de Março, dois detentos foram assassinados a facadas.
Os presidiários morreram, logo após um tumulto, no pavilhão 18. Na ocasião, não foi divulgado o que teria motivado o episódio. No entanto, dois presos assumiram a autoria dos crimes. Eles são conhecidos como Carandiru e Cotó.
Abril
Grávida, Jussara Nunes da Silva, de 17 anos, foi assassinada com vários tiros no dia 13 de Abril. Os acusados são dois homens que estavam numa motocicleta. O crime ocorreu na comunidade São Rafael, no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa.
A vítima estava em uma calçada, quando os dois motoqueiros chegaram já atirando. Ela estava grávida, não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.
Maio
O chefe da facção criminosa conhecida como ‘Manos do 50’, na comunidade Bola na Rede do bairro dos Novais em João Pessoa foi assassinado durante uma troca de tiros com uma guangue rival, identificada como ‘Al Qaeda’. O crime ocorreu no dia 05 de Maio.
André Severiano da Silva de 29 anos, vulgo ‘Raidinho’ estava no poder da facção desde que o último comandante conhecido como ‘Alexandre Neguinho’ foi detido pela polícia. André foi assassinado a tiros por integrantes da ‘Al Qaeda’ por conta de rixa por posse de ‘bocas de fumo’ para tráfico de drogas.
Junho
Uma troca de tiros entre gangues rivais culminou com a morte de um garoto de 9 anos na quinta-feira, 30 de Junho, na comunidade Renascer I, em Cabedelo, Grande João Pessoa.
A bala perdida atingiu o menor na cabeça. Familiares disseram que os disparos seriam para executar Rubens dos Santos Lopes, de 20 anos, que sofreu um disparo na barriga.
Julho
Rebecca Cristina
Rebecca Cristina
Uma adolescente Rebecca Cristina foi encontrada morta com vários tiros na cabeça na tarde da segunda-feira, 11 de Julho, na Praia de Jacarapé em João Pessoa.
A menor de 16 anos saiu de casa às 7h para assistir aula no colégio Militar como fazia todas as manhãs. Por volta das 12h30 a mãe sentiu falta da menina, pois ela não havia retornado da aula para casa, no bairro de Mangabeira e acionou a polícia.
Rebecca Cristina foi encontrada usando apenas calcinha em um matagal considerado área de desova em Jacarapé.
Agosto
Marx
Marx
Marx Nunes Xavier de 25 anos foi assassinado no dia 07 de agosto, na Praia do Jacaré em Cabedelo, Grande João Pessoa.
O homicídio aconteceu após uma discussão entre o principal suspeito de cometer o crime, Aluísio Lucena e dois homossexuais. Tentando apaziguar a briga, Marx interferiu e acabou sendo baleado. O acusado continua foragido da polícia.





fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário