quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Em Brejo dos Santos/PB Conselho Regional de Medicina da PB interdita Hospital São Lucas; determinação valerá a parti de sábado (15)

No dia 11 de outubro de 2011, às 12h32min, o departamento de fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba, juntamente com o MP (Ministério Público da Paraíba), Coren-PB(Conselho Regional de Enfermagem), CRF-PB (Conselho Regional de Farmácia), CRO-PB, (Conselho Regional de Odontologia) e Agevisa, (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), fiscalizaram o Hospital e Maternidade São Lucas, em Brejo dos Santos, com o objetivo de avaliar as atuais condições da instituição.
O hospital é único da cidade e possui uma uma estrutura física bem conservada.

Na quarta-feira (12),  os Agentes da Vigilância Sanitária Municipal, atendendo ofício da Promotoria da Comarca de Catolé do Rocha, também realizaram inspeção sanitária nas instalações da unidade hospitalar. (fotos acima).
Segundo conclusão do Departamento de Fiscalização do CRM-PB,  (…) na impossibilidade de manter uma equipe médica permanente a unidade de saúde será passível de interdição ética(…)”.Considerando que um Hospital deve dispor de médico presencialmente diuturnamente e em todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.
O próprio diretor Dr. Lauri Ferreira que também é prefeito da cidade, informou aos Agentes que no momento ele é o único plantonista do hospital.
Os Agentes verificaram que as condições de funcionamento da unidade feria a princípios fundamentais do Código de Ética e a uma Resolução do Conselho Federal de Medicina.
A unidade hospitalar vinha funcionando há muito tempo com apenas um médico em plantões diários de domingo a domingo, o que é vedado pelo código e pela Resolução.
A interdição valerá a partir das 00H00 desse sábado (15.10) até que as determinações sejam cumpridas, após uma nova vistoria dos órgãos fiscalizadores.
A fiscalização foi determinada pela Promotoria da Comarca de Catolé do Rocha, por meio de oficio da 2ª Promotoria de nº 48/2011/MPPB/PJCR, assinado pelo promotor Ricardo Alex Almeida Lins.
Confira na íntegra o auto de interdição
AUTO DE INTERDIÇÃO ÉTICA Nº 22/2011
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba no uso das suas atribuições e visando a preservação da dignidade do atendimento a população e ao profissional Médico resolve:
INTERDITAR eticamente os Médicos que atuam no Hospital e Maternidade São Lucas de Brejo dos Santos, com base nos princípios fundamentais 2º, 4º, 8º e 12 do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 1931/2009), complementado pelas resoluções do Conselho Federal de Medicina nº 997/80 e 1541/98.
A Interdição Ética é decorrente da avaliação realizada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba no dia 11de Outubro de 2011.
Esta interdição iniciará às zero horas do dia 15 de outubro de 2011, encerrando na ocasião em que as determinações sejam cumpridas, após nova avaliação do mesmo conselho.

fonte: IN1


4 comentários:

  1. É uma vergonha fechar o Hospital de Brejo... Isso foi coisa dos adversários políticos de Dr. Lauri, só que quem denunciou o Hospital não é contra Lauri, e sim, contra o Povo que agora terá que ir para Catolé... E olhe que chegando lá eles, olham logo para os pés do paciente para saber se tem barro vermelho e ter a certeza que é de Brejo dos Santos, ai eles colocam a maior dificuldade para atender... Estão colocando a culpa somente no Ver. Ralinho, mas isso não é coisa só dele... Têm muitos por trás disso... Começando pelo Cabecinha Branco que não tem a coragem de atender o povo de graça como Dr. Lauri faz... E também têm outros como Valdelice Vieira e o pior de Todos o Prof. Josean Ferreiras (Esposo de vaninha de Joãozinho) que a ruindade que Lauri fez para ele foi contratar a esposa dele para ganhar sem trabalhar... Quando a fiscalização estava em brejo, Josean foi para o UBSF II e falou tanta coisa que a Enfermeira do mesmo chegou até a chorar com as mentiras que o mesmo falou lá... Então boa parte da culpa é dele...

    ResponderExcluir
  2. ISSO E UMA VERGONHA PARA NOSSA CIDADE,AINDA HAVER UMA POLITICAGEM TAO BAIXA.

    ResponderExcluir
  3. A POPULAÇÃO VAI SOFRER, MAIS FOI PRECISO PRA LAURI CRIAR VERGONHA E CONTRTAR MÉDICO PARA SEU HOSPITAL E DEIXAR DE MANOBRA COM OS MEDICOS DA UBSF II, AFINAL ELES SÃO CONTRATADOS PARA ATUAR LA E NÃO NO SEU HOSPITAL, A OPOSIÇÃO NÃO FEICHOU O HOSPITAL E SIM ELE PROPRIO, POIS TUDO EM NOSSA CIDADE NÃO É LEVADO A SERIO, ACORDA PREFEITO, QUEREMOS MAIS TRABALHO E DESENVOLVIMENTO, DINHEIRO TEM MUITO, POIS QUEM TEM 141 COMICIONADOS E CONTRATADOS TEM DINHEIRO PARA SER GASTO NA NOSSA CIDADE.
    ESSA SERÁ MAIS UMA DAS QUE VIRAM PREFEITO TRAPALHÃO.

    ResponderExcluir
  4. COMO SERIA BOM SE TODOS TIVESEM INTELIGENCIA PARA ENTENDER,QUE SO SE CONCERTA ALGUMA COISA SE PRIMEIRO TIRAR AS ERRADAS.ISSO E FRUTO DAS SEMENTES PLANTADAS.

    ResponderExcluir