quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Agevisa convoca reunião com 13 cidades para evitar lençóis dos EUA

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reúne nesta quinta-feira (27) em Brasília gestores estaduais de vigilância sanitária para analisar, avaliar e definir estratégias de intervenção quanto ao uso irregular de tecidos com características de resíduos hospitalar. A informação é do diretor geral da Agevisa na Paraíba, Antônio Sérgio Lemos de Souza.

Segundo ele, além de participar do encontro nacional, o órgão também vai promover uma reunião em Campina Grande com os responsáveis pela vigilância sanitária de 13 municípios identificados como maior potencial de risco sanitário na divisa da Paraíba com Pernambuco. Estão convocados para o debate representantes de Natuba, Umbuzeiro, Santa Cecília de Umbuzeiro, Riacho de Santo Antônio, Alcantil, Barra de São Miguel, Caraúbas, Congo, Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e Monteiro.
Lençóis apreendidos
Ainda não foi divulgado o resultado da análise feita nos cerca de 20 lençóis apreendidos em uma feira livre do município de Umbuzeiro, no Cariri. O material foi encaminhado para exames em João Pessoa por apresentar manchas suspeitas. O órgão verifica se as marcas são de sangue e se apresentam algum tipo de contaminação.
Investigações
Em Pernambuco, a Polícia Federal investiga a importação de lençóis provenientes de lixo hospitalar dos Estados Unidos. Segundo o delegado Nilson Antunes da Silva, o proprietário da empresa responsável pela encomenda pode ser indiciado por crime de contabando, por importar material proibido, e crime ambiental, devido aos riscos de contaminação.
O secretário estadual de Defesa Social, Wilson Damázio, confirmou a existência de sangue em algumas peças examinadas pelo Instituto de Criminalística de Pernambuco. Os laudos devem ser entregues nesta quinta-feira (27) à Polícia Federal. O material analisado pelo IC é composto por lençóis e jalecos usados, muitos com manchas, recolhidos nos galpões da importadora em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.


fonte: G1 Paraíba


Nenhum comentário:

Postar um comentário