sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Em Brejo dos Santos/ PB População protesta contra fechamento do hospital São Lucas; unidade baixará às portas neste sábado

A população de Brejo dos Santos protestou na tarde de ontem (13) durante  sessão ordinária da Câmara de vereadores contra a decisão do Conselho Regional de Medica da Paraíba de interditar a partir da meia-noite de amanhã (15), o único hospital da cidade.
A sessão presidida pelo vereador Neto de Lino, teve momentos de ânimos alterados, sendo preciso a presidência intervir pedindo a compreensão da multidão que lotava as dependências da casa. O presidente ameaçou por algumas vezes chamar a polícia para conter os mais alterados para que a ordem fosse mantida. Depois de tempo, a polícia esteve na Câmara, mas não precisou agir.

Ao ser anunciada a fala do vereador Manoel Oliveira Neto (Ralim-PT), houve um princípio de tumulto, vaias e agressão verbal contra o parlamentar sendo preciso mais uma vez a intervenção da presidência.
Durante o rápido discurso, o vereador se eximiu de toda a responsabilidade pelo fechamento do hospital, Ralim disse que apresentou um requerimento em meados de maio pedindo ao prefeito  que os médicos das unidades dos PSF’s voltassem a dar os plantões nas unidades e não no hospital São Lucas, como estava acontecendo. O requerimento foi aprovado por maioria de votos.
No dia 18 de agosto, o vereador usou mais uma vez a tribuna para informar aos seus pares que até aquele momento nada tinha se resolvido e anunciou que iria procurar o Ministério Público para denunciar que os médicos estavam dando plantão no Hospital e não nas unidades das Famílias.
Acuado e constantemente interrompido por vaias, gritos e palavras de ordem, o parlamentar, pediu a secretaria da Câmara para fazer a leitura dos requerimentos e das atas das sessões que tratavam do tema, na tentativa de convencer a população de que ele não estava por trás da interdição do hospital de Brejo dos Santos.
Mesmo com a leitura das proposituras e das atas, a população presente a sessão continuava indignada e culpando o vereador de ter fechado o hospital já que o parlamentar teria procurado o promotor para denunciar que os médicos dos PSF’s davam plantão no hospital.
Era possível escutar gritos e aplausos de um grupo em apoio ao vereador.
Outro que foi vaiado pelo povo foi o vereador Ezenildo Alves, o político disse que as pessoas estavam querendo “sacrificar” Ralim por um ato que ele não cometeu e pediu a paciência a população indignada.
Por momentos, o parlamentar que é advogado tentou explicar o fato dizendo que estava havendo equívocos, pois o hospital não estava sendo interditado e sim os médicos por estarem ferindo princípios éticos do código da classe.
O vereador Marcos Ferreira (DEM) que votou contra a propositura de Ralim, num discurso emocionado disse que Brejo dos Santos naquele momento estava triste e vivia uma página negra em sua história.
Lembrando do passado de glórias do hospital que era referencia em toda região, agora passava por momentos difíceis. E pediu força ao povo para superar o duro golpe.
Marcos Ferreira explicou o motivo de ter votado contra o projeto e foi muito aplaudido.
Outro que foi bastante aplaudido foi o vereador Rinaldo Soares (DEM). O parlamentar pediu a união do povo e da classe política para unir suas forças e levar o caso as autoridades do Estado. Dizendo estar disposto a derramar suor e sangue se fosse necessário, solicitou também que o povo saia as ruas com faixas, cartazes num grande movimento em defesa da reabertura do São Lucas.
Por fim, o vereador pediu votos de aplausos ao médico Lauri Ferreira pelo trabalho quase escravo que ele desenvolve dentro do hospital.

fonte: IN1

5 comentários:

  1. Muito bem Marcos e Rinaldo, vcs estão de parabéns. O que a oposição deve fazer é trabalhar e buscar interesse ao nosso município e não fechar o unico hospital que temos para atender as nossas necessidade e as mesmas das cidades vizinhas, porque como Dr. Lauri não existe, é o único que derrama seu suor por nossa cidade!

    ResponderExcluir
  2. ôôô Vereador Rinaldo forte começe despensando os dois salarios que voce ganha no hospital sem trabalhar que ja da pra pagar um plantão médico.

    ResponderExcluir
  3. isso mostra que o prefeito não esta nem ai pra população de brejo, pois quem fechou o seu hospital foi ele proprio por falta de organização que todos sabem que ele não tem, todo mundo faz o que quer no seu mandato, ta na hora prefeito, queremos ver o senhor trabalhando e organizando essa cidade sofrida e abandonada.

    ResponderExcluir
  4. É Rinaldo, faça uma doação do seu salario do hospital ja que vc não trabalha lá e tbm não necessita dele. Oposição não tem poder de fechar hospital. O hospital foi fechado por conta de esta funcionando irregular e o prefeito, cujo é o diretor do hospital, sabendo de suas necessidades, não fez nada pra evitar essa pagina negra na sua historia, como falou o vereador marcos ferreira. è rinaldo, vc era pra ter derramado suor de sangue antes, tivesse cobrado do prefeito providencias para regularizar o atendimento ao publico, mas vc não fez nada, ficou omisso... e quem fica omisso concorda. Então Rinaldo, não venha agora querer da uma de inocente e de salvador da patria. O unico vereador que procurou o prefeito pra que fosse regularizado o atendimento ao publico foi Ralin... será que Rinaldo não sabia que os medicos não estavam fazendo atendimento nos PSFs? claro que sabia, mas como sempre não fez nada pra resolver o problema. Agora, não adianta vim colocar culpado em uma pessoa ou noutra pela ocorrencia desse fato historico, como falou Marcos Ferreira, pois todos vcs são culpados, vereadores e o prefeito, por deixarem o hospital ficar nesse estado. Então meus amigos, não é a oposição que toma de conta do hospital, pois se fosse, eles seriam os culpados pelo seu fechamento. Mas quem administra o hospital é a situação... então quem é o responsavel pelo seu fechamento é a situação e não a oposição.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, ja que falaram que o problema não é no hospital, mas sim em relação aos medicos infrigirem o codigo de etica, pq fechar o hospital?"é certo que tem muita coisa errada p ser consertada, mas acredito que fechar as prtas do unico estabelecimento de saude que a população dispoe para tratar suas doenças é grave! Dr Lauri tem seus defeitos, mas é o unico que esta presente quando a coisa aperta para os mais pobres de nossa cidade!!!

    ResponderExcluir