quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lixo hospitalar usado por veteranos de guerra no EUA vira roupa de cama em hotel de PE

Lençóis jogados no lixo por hospitais dos Estados Unidos estavam sendo usados em um hotel de Pernambuco. A Vigilância Sanitária voltou a encontrar material desse tipo em várias cidades pernambucanas, durante fiscalização. Tudo começou após a apreensão de contêineres no Porto de Suape com 46 toneladas de lixo hospitalar vindas dos Estados Unidos, na semana passada.

Fronhas, lençóis e pijamas usados em hospitais americanos - inclusive com secreções - serviam, entre outros, de matéria-prima na fábrica Império do Forro de Bolso. Havia inclusive material proveniente do Departamento de Veteranos de Guerra dos EUA.
A empresa suspeita de importar o material já teve três galpões visitados pela Vigilância Sanitária. Em todos foram encontrados panos sujos com supostas marcas de sangue. Nesta segunda-feira, 15 toneladas foram apreendidas em Caruaru.
Na cidade de Timbaúba, os lençóis são vendidos livremente em uma loja no centro da cidade. Alguns têm manchas e estão misturados a outros tecidos.
Num hotel da cidade, o Stillus, nos quartos as camas estavam arrumadas com lençóis das camas dos hospitais americanos. O dono revelou que compra o material no comércio da cidade há pelo menos dois anos.
- Eu nunca imaginei. Comprei de inocente, como qualquer outro que estava comprando também - diz Marcondes Mendes.
O material apreendido vem de uma empresa americana da Carolina do Sul. O governador pernambucano Eduardo Campos cobrou punição dos responsáveis.
- Nós temos 22 mil empresas do pólo de confecção que estão sofrendo hoje por causa da irresponsabilidade que vêm dos Estados Unidos e daqui também. Uma irresponsabilidade que precisa ser severamente punida.

fonte: Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário