quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Embrapa e parceiros realizam nesta quinta (20) em Catolé do Rocha o evento “Vamos empreender no agronegócio?

Campus IV da UEPB / Sítio Cajueiro
UEPB Catolé do Rocha
A cidade de Catolé do Rocha (PB) recebe nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Campus de Catolé do Rocha, o evento "Vamos Empreender no Agronegócio?", o Programa de Difusão e Capacitação do PROETA. Uma atividade gratuita e com direito a certificado.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia - PROETA foi criado pela Embrapa em 2008, com o apoio do BID/FUMIN, como forma de diminuir o lapso temporal da geração e a adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem as cadeias produtivas agropecuárias.
“A Embrapa em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e demais parceiros, ao realizar esta iniciativa da agenda do Proeta em dez cidades pólo da Paraíba, tem o intuído de proporcionar e potencializar a iniciativa da criação de empresas de base tecnológica, bem como apresentar linhas de fomento e ações de empreendedorismo. Ficamos muito felizes com a participação dos potenciais empreendedores na cidade de Pombal, bem como em Campina Grande, Patos e Sumé, o que demonstra que estamos atingindo o objetivo de difundir o empreendedorismo para modificar a realidade de nossa Paraíba”, explica o analista da Embrapa, Ramiro Pinto, Coordenador do Proeta no Estado da Paraíba.
As ações serão desenvolvidas em dez (10) cidades: já foram realizadas em quatro cidades: dia 22/9 em Campina Grande, no Campus do IFPB (87 inscritos); dia 29/9 em Patos, no Campus da UFCG (111 inscritos); dia 06/10 em Sumé, no Campus da UFCG (78 inscritos); e dia 13/10 em Pombal no Campus da UFCG (118 inscritos); e com previsão para o dia 20/10 em Catolé do Rocha (Campus da UEPB); para o dia 27/10 em Cuité (Campus da UFCG); para o dia 10/11 em Areia (Campus da UFPB), para o dia 17/11 em Bananeiras (Campus da UFPB); para o dia 24/11 em Sousa (Campus do IFPB) e para o dia 01/12 em Picuí (Campus do IFPB).
A programação do evento na cidade de Catolé do Rocha (PB) contará com a apresentação do Proeta, realizado pelo analista da Embrapa, Ramiro Pinto; representantes da Emepa e da Emater. Apresentação do Sebrae da Paraíba, com Lúcio Magno Almeida Wolmer, O Gestor do Projeto Leite e Derivados, e os representantes do BNB, Carlos Enock Bandeira , Gerente do BNB de Catolé do Rocha e do Empreender Paraíba, Gilmar Battistuzzi, que falarão sobre fomento e projetos para os potenciais empreendedores. As palestras serão seguidas de debates e esclarecimentos.
Na programação da tarde, as apresentações de Vicente Araújo, diretor adjunto da Fundação Parque Tecnológico e coordenador geral do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (PEASA/UFCG), discorrerá sobre incubação de empresas. Posteriormente serão ministradas duas oficinas, uma sobre Empreendedorismo e outra sobre Plano de Negócios, que serão realizadas pelos técnicos do PaqTc-PB, Thiago Xavier, Danielly Costa e Fabiana Medeiros e pelo Vicente Araújo. Haverá oportunidade de debates e esclarecimentos.
Os principais objetivos do Proeta está em transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa para a iniciativa privada; contribuir para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária; contribuir para a geração de emprego e renda; apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo; contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio; e contribuir para o desenvolvimento regional.
“O Programa é pioneiro no Brasil e há a possibilidade de ser usado como modelo pela Embrapa em outros estados do País. A expectativa inicial de capacitarmos seiscentos (600) participantes, em dez (10) cidades diferentes da Paraíba, está dando excelentes frutos e extrapolando as expectativas, pois em três eventos realizados: em Campina Grande, Patos, Sumé e agora em Pombal, já foram capacitados quase quatrocentas (400) pessoas interessadas, que conheceram as tecnologias geradas pela Embrapa e pelas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, conheceram como as agências de fomentos podem ajudar, além de noções de Empreendedorismo e de Plano de Negócios”, comemora Ramiro Pinto.
O "Vamos Empreender no Agronegócio?" é uma realização conjunta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB), Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa) e Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE). Conta ainda com o Apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Nacional de Semiárido (INSA), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Empreender-PB, Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq/PB) e os Governos Federal e Estadual.
Tem como público alvo: graduandos (de último ano prioritariamente), pós-graduandos, técnicos de nível superior, tecnolandos, técnicos agrícolas, produtores rurais e empreendedores interessados em empreender em tecnologias do agronegócio. Estão sendo oferecidas 60 vagas por curso, mas devido a grande procura tem sido aberto mais vagas. Mais informações no site www.paqtc.org.br, e-mail proeta@paqtc.org.br ou pelo telefone (83) 2101 9044.

 
fonte: Catolé News Assessoria de Comunicação da Embrapa e do PaqTc-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário