sábado, 3 de setembro de 2011

PSS inscreve 42,7 mil candidatos; 33 mil ficam de fora, porque não pagaram taxa

O Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal da Paraíba tem 42.726 inscritos para disputar as 6.460 vagas oferecidas pela instituição para o próximo ano. O número representa 56% dos estudantes que preencheram a ficha de inscrição (75.800). Isso porque mais de 33 mil não fizeram o pagamento para que a inscrição fosse efetuada. Os dados foram divulgados ontem pela Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve).
De acordo com o presidente da Coperve, professor João Lins, do total, 436 se inscreveram para concorrer aos cursos que exigem prova de conhecimento específico, como música, artes, teatro e tradução. Já outros 92 optaram por disputar uma vaga nos cursos sequenciais de música.

“Quase metade dos que preencheram a ficha não tiveram a inscrição efetuada. Mas isso é normal e acontece nos outros anos por vários motivos. Tem os que desistiram do curso que escolheram e preenchem outra ficha, os que perderam o prazo, os que não tinham dinheiro e até aqueles que preenchem só por curiosidade”, esclareceu João Lins.
Os candidatos devem conferir seus dados na relação de inscritos na página da Coperve na internet (www.coperve.ufpb.br) para verificar se há erros e comunicar à comissão. Quem precisar de atendimento especial no dia das provas deve enviar solicitação até o próximo dia 9.
As provas para a primeira série (PSS 1) serão aplicadas no dia 20 de novembro e para o PSS 2 no dia 21. Nos dias 18 e 19 de dezembro será a vez dos candidatos que farão apenas as provas do PSS 3 e aqueles que se inscreveram para o conjunto de provas e foram aprovados nas duas etapas anteriores.
Reserva de vagas
Os candidatos que cursaram o ensino médio e, pelo menos, três anos do ensino fundamental em escola da rede pública, têm 1.938 vagas reservadas, o que representa 30% das 6.240 vagas para cursos de graduação e das 220 dos cursos com conhecimentos específicos. Dessas vagas reservadas, 97 são destinadas a pessoas com deficiência (5%).
Desse percentual são divididas as cotas por etnia, sendo 56,2% para negros e 0,29% para indígenas. A taxa definida pela Coperve segue o percentual de cada grupo segundo o Censo do IBGE. Com isso, os negros terão 1.035 vagas e os indígenas 3 vagas.
No PSS 2012 serão oferecidas 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais, sendo 35 para a formação de oficial policial militar e 15 para formação de bombeiro militar. O candidato ao CFO terá que efetuar uma inscrição para os exames complementares de responsabilidade da Policia Militar e outra para provas do PSS.
Confira na íntegra esta noticía no Jornal Correio da Paraíba, edição deste sábado (3).

fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário