sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tarifas de água e esgoto ficarão mais caras; veja percentual do aumento definido pela Cagepa

As tarifas de água e esgoto serão reajustadas em 9,67% pela Cagepa. O índice foi anunciado hoje pela Companhia, que diz ter chegado ao percentual por meio de estudo tarifário.
O aumento entra em vigor assim que for referendado pela Agência Reguladora da Paraíba (ARPB).
O assessor de Planejamento e Gestão da estatal, Ricardo Benevides, antecipou que o aumento não atingirá a Tarifa Social, que ficará congelada pelo segundo ano consecutivo. Os clientes incluídos no programa continuarão pagando uma tarifa de água mensal de R$ 10,56.
Atualmente existem cerca de 40 mil famílias beneficiadas.

Cálculos
Benevides explicou que o percentual de reajuste para 2012 foi definido a partir da média inflacionária dos últimos 16 meses, tomando como base os índices medidos pelo INPC, IPCA e IGPM.
"Na verdade, nosso estudo tarifário, que leva em conta outros fatores, além dos índices de inflação, apontou para um reajuste acima de 14%, porém, a diretoria da Cagepa resolveu usar como parâmetro apenas a média inflacionária", observou.
Com o reajuste, Ricardo Benevides enfatizou que a conta de água para o cliente que consome até 10 metros cúbicos por mês terá um aumento de R$ 2,02.
"É importante frisar que 63% dos nossos clientes consomem, mensalmente, até 10 metros cúbicos de água", destacou.


fonte: portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário