quarta-feira, 30 de maio de 2012

A maior rebelião em presídios da história da Paraíba já dura mais de 16 horas; veja vídeo

Rebelião no Presídio do RogerA maior rebelião em presídios da história da Paraíba. Assim é considerada a rebelião que ocorre desde às 20h desta terça-feira (29) na Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, conhecida como PB1, localizada na praia de Jacarapé, em João Pessoa. A rebelião também ocorre nos presídios PB2 e Roger, na Capital.

Nesse momento, policiais do Choque, Gate, Canil, militares, Agentes Penitenciários, além do secretário de Administração Penitenciária, Capitão Washington França, e do Comandante-geral da PM, Euller Chaves, fazem a negociação com os presos do PB1 e PB2. Além disso, Samu e Corpo de Bombeiros estão no local.
Há uma informação extra-oficial, repassada pelas mulheres de detentos, de que dois deles teriam morrido e há feridos. Até às 12h desta quarta-feira, a polícia não teria confirmado a informação. Apenas um detento do PB1 foi socorrido pelo Samu ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena em estado grave.
De acordo com a repórter Poliana Costa, da TV Correio, a situação na frente da penitenciária de segurança máxima neste momento é de tranquilidade. Uma coletiva de imprensa deve ser dada hoje à tarde.
Rebelião no Presídio do RogerSegundo a Polícia Militar, a rebelião na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, conhecida como Presídio do Roger, já foi controlada. Mas a movimentação na frente da unidade prisional continua.


Segundo o Coronel Arnaldo Sobrinho, gerente executivo do sistema penitenciário da Paraíba, essa é a 'maior rebelião em presídios da história da Paraíba'.
"Tivemos rebeliões em 2011, em anos anteriores, mas não com esse poder, inclusive de fogo. Essa é a maior rebelião em presídios da história da Paraíba", disse.
Rebeliões
rebelião no PB1Primeiramente, a rebelição ocorreu dentro do presídio PB1. Por volta das 20h, detentos atearam fogo em colchões e quebraram as grades. Tiros foram disparados para conter o tumulto.
rebelião no PB1Os detentos reivindicam melhorias na alimentação e na estrutura da unidade prisional. De acordo com agentes penitenciários, os presos fizeram uma cortina de colchões no pavilhão 1 e tocaram fogo com o objetivo de impedir a entrada de policiais no presídio.
A rebelião no presídio PB2 iniciou por volta das 22h desta terça-feira (29). Detentos também atearam fogo em colchões e quebraram as grades.
Já por volta das 23h20, a rebelião se iniciou na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, conhecida como Presídio do Roger. Várias viaturas da Polícia Militar passaram toda a madrugada.
Também houve queima de colchões e muito tumulto. Segundo agentes penitenciários, o motivo teria sido briga entre facções criminosas rivais. 



fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário