quarta-feira, 2 de maio de 2012

Professores de escolas particulares podem entra em greve

Categoria realiza terceira reunião com o sindicato patronal nesta quinta, 3. Nesta quinta-feira, 3, às 10h, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado da Paraíba (Sinteenp) anunciou que irá tentar mais uma vez fechar um acordo com o sindicato patronal. A terceira reunião acontece na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), em João Pessoa, e segundo o Sinteenp, caso as negociações fracassarem, a categoria poderá entrar com um processo judicial (dissídio coletivo) para buscar os direitos dos trabalhadores.

De acordo com o coordenador geral do Sinteenp, José Avenzoar Arruda, a intenção do sindicato é de sair da reunião com um acordo, para evitar transtornos para a categoria e para os alunos das escolas. “Se não tiver acordo, o conselho do sindicato deve se reunir, e teremos três saídas possíveis: negociamos com as escolas individualmente, entramos com dissídio coletivo ou deflagramos uma greve geral por tempo indeterminado”, explicou o coordenador. Ele disse que as negociações individuais com as escolas seriam a saída com menor transtorno para os alunos, mas que nos dias das negociações, as escolas envolvidas teriam suas atividades paralisadas.
Entre os principais pontos de discordâncias entre os dois sindicatos está o aumento salarial proposto (o sindicato patronal propõe aumento relativo apenas ao INPC dos últimos 12 meses, enquanto o Sinteenp propõe este aumento baseado no INPC, acrescido de 2,5%), a manutenção da diferença do piso salarial para o salário mínimo, desconto/gratuidade da mensalidade para filhos e dependentes de funcionários, a validação de atestado de fonoaudióloga como atestado médico para justificar falta, a manutenção da carga horária semanal, entre outras. “Além disso, as instituições de ensino superior querem aumentar o número de alunos por sala de 60 para 80, o que foi rejeitado com ampla maioria na assembleia da categoria”, finalizou Avenzoar.


fonte: Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário