quarta-feira, 23 de maio de 2012

Chuva chega com 30 dias de atraso na Paraíba, diz meteorologista

O período chuvoso previsto para o outono começou com 30 dias de atraso na Paraíba, de acordo com a meteorologista Carmen Becker, da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O fenômeno veranico foi, segundo o meteorologista Alexandre Magno,  o responsável pelas chuvas tardias na região. Pela previsão dos especialistas, os paraibanos já podem começar a andar com o guarda-chuva dentro da bolsa porque vem mais chuva por aí.
As regiões Agreste, Brejo e Litoral amanheceram nesta quarta-feira (23) com o céu nublado e com chuva moderada. Carmen Becker explicou que a chuva também atingiu, de forma moderada a fraca, os pontos localizados no Sertão e Cariri, que estão sofrendo com as estiagens. "Não atingiu todas as regiões prejudicadas pela estiagem. A chuva foi rápida nessas regiões  e ainda não é a quantidade suficiente para estabilizar a situação", explicou Carmen Becker.

Com as chuvas, a temperatura baixou em algumas regiões da Paraíba, principalmente no Agreste e Brejo. Em Campina Grande, localizada no Agreste do estado, a máxima atingiu 26ºC e a mínima 20ºC. Segundo Carmen são temperaturas consideradas normais para a época do ano. "O que estava anormal era a temperatura alta durante o dia por conta da falta de nebulosidade na região", Carmen Becker disse ainda que a temperatura máxima em CG, antes do período chuvoso, estava em 30ºC. 
Já em João Pessoa, a Aesa informou que os termômetros marcaram temperatura máxima de 28ºC e mínima de 24ºC. "No Litoral a temperatura varia bem menos", disse a meteorologista. A previsão da Aesa para os próximos dias é de mais chuva na faixa litorânea com intensidade variando entre moderada e forte em pontos isolados.
O meteorologista Alexandre Magno explicou que o fenômeno veranico foi responsável pelo atraso no período chuvoso. O veranico é, segundo Alexandre, o período de ausência de chuva por mais de 10 dias. Ele foi responsável pelas estiagens nos municípios paraibanos. "É normal que ocorra o veranico. Desde de 12 de março as chuvas sessaram de forma média no semiárido paraibano", disse.
No dia 7 de maio o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), decretou situação de emergência em 170 municípios atingidos pelos efeitos da seca ano no estado. O número corresponde a aproximadamente 76% das cidades paraibanas. Por conta da estiagem as festividades juninas foram reduzidas e até canceladas em alguns municípios paraibanos.



fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário