sexta-feira, 18 de maio de 2012

Na Paraíba: Aprovação escolar na PB é 5ª menor do país

A Paraíba possui o quinto menor índice de aprovação no ensino fundamental do Brasil, segundo Censo Escolar 2011, divulgado pelo Ministério da Educação. No ano passado, o Estado conseguiu aprovar 81,5% dos alunos matriculados entre os 1º e 9º anos das redes pública e privada.
O desempenho deixou o Estado na 23ª colocação do ranking nacional e só ficou acima dos apresentados pelo Rio Grande do Norte (79,7%), Bahia (79,4%), Alagoas (77,2%) e Sergipe (76%).

Apesar disso, especialistas consideraram que o resultado da Paraíba foi positivo, mas poderia ser maior se as políticas públicas fossem melhor aplicadas.
Segundo o Censo, as cinco maiores taxas de aprovação do ensino fundamental do país se concentraram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste e as piores, apenas no Nordeste.
Em 2011, Mato Grosso ocupou o primeiro lugar no ranking nacional. A taxa do Estado foi de 95,3% e foi seguida pela Santa Catarina (94,7%), São Paulo (94,2%), Minas Gerais (90,7%) e Goiás (89,7%). Enquanto isso, os cinco menores desempenhos foram da Paraíba (81,5), Rio Grande do Norte (79,7%), Bahia (79,40%) Alagoas (77,2%) e Sergipe (76%).
A professora doutora em Educação da Universidade Federal da Paraíba, Maria do Socorro Nascimento, considerou a taxa de aprovação de 81,5% como uma cifra positiva da Paraíba. Ela explicou que o Estado possui dificuldades políticas e sociais que afetam diretamente a qualidade do ensino.
“São peculiaridades sóciopolíticas e culturais, nas quais as políticas públicas que visem a melhoria da educação (em todos os níveis) são, quando existentes, insuficientes e ineficazes para responder às demandas da população”, argumenta.
Para a docente, o desempenho do Nordeste não se deve à falta de políticas públicas, mas sim ao mau uso delas. “Vivemos numa sociedade na qual a exclusão social é princípio fundamental, uma vez que as oportunidades não são iguais para todos. Seria interessante, se as antigas esquerdas, hoje de alguma forma ocupando postos 'no poder', investissem em projetos educativos que atacassem a corrupção e a velha ideia do 'se dar bem agora e não se importar com o depois', não apenas no âmbito da educação, mas também em outros setores”, observou


fonte: Jornal da Paraíba online

Nenhum comentário:

Postar um comentário