quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Paraíba é excluída no processo de expansão das universidades federais

Ruy Carneiro diz que isso é a “prova da desigualdade do Governo Federal”

Na última terça-feira, 16, o Governo Federal lançou o programa de expansão do ensino superior e tecnológico, porém a Paraíba não foi beneficiada. Foram excluídas do programa a UFPB e UFCG, sendo mantidas apenas as seis unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET).
Dentro do projeto poderiam ter sido implantados dois campi na UFPB e UFCG.

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), que lamentou a exclusão do Estado, também festejou a chagada do IFPB nas cidades de Santa Rita, Guarabira, Itaporanga, Itabaiana e Catolé do Rocha: “Estou feliz (...), mas não posso deixar de manifestar minha insatisfação com a exclusão dos campi das nossas Universidades”.
O parlamentar registrou, em forma de protesto, a exclusão da Paraíba e a contemplação dos Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte: “Isso é a prova da desigualdade do Governo Federal. A Constituição de 1988 foi clara, é preciso reduzir as desigualdades regionais, essa é a essência do Pacto Federativo. Hoje esse processo é inverso, os menores Estados é quem mais sofrem”.
Para o tucano, a bancada Federal deve se unir no sentido pressionar o Governo Federal, na tentativa de inclusão da Paraíba no plano nacional de expansão. “Não adianta ações isoladas. É preciso unidade para mostrar nossa força política. Esse é mais um tema prioritário para nossa bancada Federal, que mais uma vez se mostra dispersa”, concluiu.
Mapa da Expansão das Universidades Federais no NE
Bahia – 9
Ceará – 4
Pernambuco – 1
Rio Grande do Norte – 1
Maranhão – 1
Piauí – 0
Sergipe – 0
Alagoas – 0
Paraíba - 0

fonte: Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário