sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prova ABC indica distorção regional no aprendizado

Para Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos Pela Educação, ''o principal recado'' do exame é a desigualdade entre as regiões verificada nos resultados

 Os resultados da primeira edição da Prova ABC, avaliação educacional do final do ciclo dealfabetização da Educação brasileira, indicam que 56,1% das crianças que terminaram o terceiro ano do ensino fundamental nas redes pública e privada aprenderam o que era esperado em leitura. Em matemática, o nível de aprendizado foi considerado adequado para 42,8%.

Para Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos pela Educação (TPE), "o principal recado" do exame é a desigualdade regional verificada nos resultados. "No Brasil já se observa desde cedo que a criança de Escolas públicas no Norte e Nordeste não tem o mesmo direito ao aprendizado que alunos de Escolas das regiões Sul e Sudeste", constatou Priscila.
O desempenho médio nacional em leitura foi de 185,8 pontos na escala. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste as notas foram 197,9, 193,6 e 196,5 pontos, respectivamente. As regiões Norte e Nordeste ajudaram a puxar a média para baixo, com desempenho de 172,8 e 167,4 pontos, respectivamente.
A média nacional em matemática foi de 171,1 pontos. Regionalmente, o desempenho se repetiu, com Sul (185), Sudeste (179) e Centro Oeste (176) com as melhores pontuações, e Nordeste (158) e Norte (152) com as piores.
"A diferença das notas é um alerta para problemas futuros, afinal uma criança com baixo desempenho aos oito anos dificilmente vai chegar bem ao ensino médio", avalia o matemático Ruben Klein, consultor da Fundação Cesgranrio, que organizou a Prova ABC junto com TPE, Instituto Paulo Montenegro/Ibope e Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep).
O exame, que avalia o processo de alfabetização de estudantes de forma amostral considerando a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), foi aplicada a 6 mil crianças de 250 escolas.

fonte: Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário