sexta-feira, 26 de agosto de 2011

UFPB e UFCG sem greve: Governo fecha acordo com professores, mas sai com ‘credibilidade abalada’

O Governo Federal em reunião na tarde desta sexta (26) com o ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), decidiu manter a proposta feita aos professores e a ameaça de greve é afastada das universidades federais.

De acordo com o presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG) professor, Amauri Medeiros, o governo reconheceu a reivindicação dos professores, “voltou atrás e assinou os termos que tinham sido combinados”, conta.
O professor explicou que com o recuo do governo ontem, na reunião de hoje os docentes tiveram avanços. “O governo estava propondo que a discussão do plano de carreira dos professores seria em maio de 2012, antecipamos para março e saímos com a data marcada da primeira reunião que será em 14 de setembro”, conta.
Medeiros comentou que a incorporação da gratificação ao salário base, ainda com um aumento de 4% continua e que o avanço nas negociações da reunião de hoje foi conceitual como isonomia para os professores, tratamento igual aos aposentados e garantiu que essa é uma luta de muito tempo e que o Governo Federal não tratava desse assunto há mais de dez anos.
Os professores agora vão voltar para a sede dos sindicatos em Brasília, onde os representantes das universidades federais de todo o Brasil estão reunidos, para traçar o planejamento para a próxima reunião com o governo. “Terá uma rodada de assembleias para tirar as diretrizes para a reunião do dia 14”, diz.
Segundo o professor, o governo “balançou sua credibilidade” com o recuo de ontem e destacou que “ao voltar aos 4% hoje, mostra a força que o sindicato tem”. Medeiros ainda frisou que o avanço junto ao governo foi uma vitória da mobilização dos professores.

fonte: Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário