domingo, 28 de agosto de 2011

Greve de fome nos presídios da PB está sendo liderada por chefes de facções criminosas

A greve de fome dos apenados dos presídios de segurança máxima Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes, conhecido como PB1, em Jacarapé, e do Desembargador Flósculo da Nóbrega, conhecido como Presídio do Roger, está sendo liderada por chefes de facções criminosas. Foi o que revelou, na manhã deste domingo (28), o secretário de administração penitenciária da Paraíba, Harysson Targino.

"As lideranças de facções criminosas estão intimando os presos a fazerem greve de fome. Mas não vamos nos submeter a este tipo de atitude." disse Targino.

O motivo da greve de fome é a entrada do novo diretor, Capitão Sérgio Fonseca de Souza. Desde que ele assumiu o PB1, no dia 12 deste mês, os detentos e mulheres de apenados denunciam maus-tratos dentro da unidade prisional.



O secretário também revelou que o Estado disponibilizou comida e adiantou que não houve nenhum tipo de operação policial dentro das unidades prisionais. "Assim que identificarmos os autores, eles passarão por disciplina e serão isolados."

O Portal Correio já havia denunciado a greve de fome desde a tarde deste sábado (27). Um dos detentos do Presídio PB-01, entrou em contato por telefone com a equipe de reportagem e declarou que uma greve de fome se estendia há 48 horas no local.


O secretário de administração penitenciária adiantou ao Portal Correio que nesta segunda-feira (29), o governador Ricardo Coutinho lançará, no Palácio da Redenção, um Programa Estadual de ressocialização de presos.

Dentre as novidades, está a que, a partir de agora, 5% de toda mão-de-obra dos serviços públicos do Estado serão feitos por apenados, e que 10% deles terão cursos de qualificação para o mercado de trabalho. 

fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário