terça-feira, 8 de novembro de 2011

Socorrista não agrediu o paciente, diz mulher envolvida em acidente na PB

Após um vídeo divulgado pela imprensa nesta terça-feira (8), onde um profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é flagrado supostamente discutindo com um paciente que era atendido depois de um acidente em Campina Grande, uma das envolvidas no acidente, a químico-industrial Dannusa Leal, entrou em contato com a reportagem do G1 para contar sua versão do que teria ocorrido.

De acordo com Danussa, que dirigia o carro que foi atingido pelo motociclista que aparece sendo atendido nas imagens, o socorrista do Samu é que teria sido agredido verbalmente pelo paciente. Segundo ela, o homem apresentava sinais de embriaguez e se recusou a ser atendido pelos paramédicos do Samu. “Uma das socorristas chegou a falar que sentiu o cheiro do álcool saindo dele”, relatou.
“Após ele ter batido no meu carro ele caiu desacordado. Foi aí que chegou a ambulância do Samu e começou a realizar os primeiros socorros, só que quando ele acordou, ele estava muito agitado e começou a se recusar a ser atendido e proferiu vários palavrões aos socorristas, que só estavam tentando ajudá-lo. Em um momento, o paramédico chega a colocar o joelho em cima da mão do paciente para impedir que ele atrapalhasse o socorro”, contou Dannusa.
A químico-industrial ainda contou que o homem foi levado à ambulância e quando chegou lá se recusou a ser transportado. “Ele assinou um termo de responsabilidade e saiu da ambulância. Depois eu não sei o que aconteceu, porque eu fui embora”, afirmou.
Dannusa ainda disse que o vídeo foi gravado pelo seu corretor de seguros e que ele fez essas imagens apenas para comprovar que o motociclista apresentava sintomas de embriaguez e que ele estava bastante agitado. Segundo ela, em momento algum eles queriam passar a imagem de que o socorrista teria desrespeitado o paciente. “Eu entrei em contato com vocês justamente para dizer que o profissional do Samu não teve culpa de nada, eu não quero que ele perca o emprego. Ele só estava tentando fazer seu trabalho”, disse.
Ainda de acordo com ela, o acidente ocorreu no dia 8 de setembro quando ela estava voltando do trabalho para casa. Segundo ela, o motociclista tentou ultrapassar pela direita quando bateu no veículo dela. “Como eu disse, meu corretor só fez essas imagens para que o seguro cobrisse os gastos do acidente. Nem sei como esse vídeo veio cair na televisão. Eu só não quero prejudicar uma pessoa que estava fazendo seu trabalho corretamente”, finalizou.
Em entrevista ao JPB 1ª Edição de Campina Grande, a secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros, informou que o técnico de Enfermagem nunca apresentou este tipo de conduta durante o tempo em que trabalha para o Samu. Segundo ela, o profissional foi agredido verbalmente pelo paciente, que resistia ao atendimento. "Todo o atendimento adequado que deveria ter sido prestado foi feito desde o começo", disse.
O coordenador do Samu Antônio Henrique de França Neto, defendeu que o profissional trabalhava sob forte pressão e estresse devido à resistência do paciente em receber o socorro. Segundo ele, a pessoa que recebia os primeiros socorros provocou o técnico de Enfermagem.
Apesar de defender o atendente, o coordenador informou que não concordou como a forma que ele reagiu aos insultos. Segundo ele, as imagens foram analisadas e reencaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde, que abriu um inquérito administrativo. O técnico foi afastado temporariamente, enquanto sua conduta é apurada.


fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário