sábado, 19 de novembro de 2011

Hospital São Lucas é reaberto após um mês interditado; população comemora

Após um mês e três dias de expectativa da população brejo-santense e de todas as cidades circunvizinhas para a reabertura do Hospital São Lucas, o CRM – PB (Conselho Regional de Medicina da Paraíba) determinou na manhã de hoje reabrir a unidade.

O Hospital foi interditado após uma inspeção realizada no dia 11 de outubro de 2011 pelo Caop juntamente com a Agência de Vigilância Sanitária Estadual, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem e Conselho Regional de Farmácia. Nesta fiscalização o CRM – PB resolveu interditar eticamente os médicos do Hospital, após ser constatado carência de profissionais plantonistas para o atendimento aos pacientes.
Segundo o CRM – PB, a unidade hospitalar estava funcionando há muito tempo com apenas um médico, Dr. Lauri, em plantões diários de domingo a domingo, o que é vedado pelo Código de Ética e por uma Resolução do Conselho Federal de Medicina, (CFM). Lauri, é também prefeito da cidade.
No final da tarde de ontem, foi encaminhado a Prefeitura um fax do CRM – PB, no qual consta a decisão após reavaliação do Departamento de Fiscalização do Conselho.
O documento reafirma a preservação da dignidade do atendimento a população, por isso resolve desinterditar eticamente os médicos que atuam no Hospital São Lucas, com base nos princípios fundamentais 2º, 4º, 8º e 12 do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº. 193/2009), complementado pelas resoluções do Conselho Federal de Medicina nº. 997/80 e 1541/98. Em face das providências adotadas para atender as condições mínimas necessárias ao seu funcionamento.
A desinterdição ética é decorrente da avaliação realizada pelo CRM – PB no dia 17 de novembro de 2011. Esta desinterdição iniciou as zero horas do dia 19 de novembro de 2011.
O Prefeito e médico, Dr. Lauri Ferreira estava consultando no Sitio Timbaubinha quando recebeu a notícia, e de acordo com informações da assessoria do prefeito, ainda hoje, 19, a população será convocada para uma grande manifestação em comemoração à reabertura do lendário Hospítal São Lucas.
A unidade de Saúde foi reaberta as 07h00min para uma reunião com todos os seus funcionários e análise do estoque de medicamentos e outros produtos hospitalares, segundo o Dr. Lauri Ferreira.
Ainda hoje o hospital terá suas atividades normalizadas.


fonte: IN1

Nenhum comentário:

Postar um comentário