quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Presos do PB1 e PB2 são alimentados com carne podre, denuncia deputado

carne estragada
Carne estragada - imagem ilustrativa
O deputado estadual Frei Anastácio (PT) denunciou hoje (29), no plenário da Assembléia Legislativa, maus tratos e desrespeito aos direitos humanos dos apenados dos presídios PB1 e PB2, em João Pessoa. Os apenados estariam sendo alimentados uma vez ao dia com carne podre.

“As denúncias foram levadas ao meu gabinete, por familiares de apenados através de documento com denúncias sobre violação dos direitos humanos, naquelas unidades prisionais”, disse Anastácio.
Segundo ele, os alimentos são preparados sem as mínimas condições de higiene, fora dos padrões da vigilância sanitária e com as normas nutricionais. “Na alimentação dos presos são servidas cabeças de galinha com bico e unhas. A comida é servida em vasilhas quebradas e forradas com sacos”, disse o deputado.
O parlamentar denunciou ainda que agentes penitenciários chegam a provocam situações com o intuito de gerar reações aos apenados e assim os agentes reagirem com violência.
“Os agentes também provocam apenados a insultarem outros apenados, e assim causar conflitos e até assassinate os”,denunciou.   
O petista informou que as famílias relataram que a água é fracionada, ligada apenas três vezes ao dia, por dez minutos. A regra vale para os dias de visita. O deputado disse ainda que apenados portadores de doenças infecto-contagiosas dividem celas com outros apenados.
“Segundo estes familiares, apenados são impedidos de pedir assistência médica para os casos de urgência, pois os agentes entram no pavilhão atirando com balas de borracha e spray de pimenta, além de violência física e intimidação”, disse.
O parlamentar está enviando ofícios ao secretário da administração penitenciária, Harrinson Targino, pedindo que apure as denúncias. “Estamos ainda enviando ofício à Vigilância Sanitária do estado solicitando uma visita de inspeção no local,para verificar as denúncias”,garantiu.

fonte: Portal da Correio

4 comentários:

  1. Ronaldo disse...
    Acho muito interessante, um deputado estadual escutar uma denuncia e sair falando por ai sem provar o que diz! Ainda mais de mulheres de presos que estão reclamando com ele, porque não vão direto à secretária da SEAP? Por que ele talvez seja financiado por estas mesmas mulheres! Tanta preocupação do Frei, mais ele mesmo tenho certeza nunca pisou no referido presídio! Vai procurar o que fazer Frei! Vai usar teu Dogma de franciscano pra ajudar quem merece e deixa de politicagem com mulher de preso.

    ResponderExcluir
  2. DEPOIS DA LEITURA ABAIXO, VCS AINDA ACHAM QUE NÃO SE TEM PROVAS?
    A imprensa tem que saber que se continuar acontecendo esses horrores sem que seja tomada uma posição das autoridades competentes,como[VEP,direitos humanos ,pastoral carceraria,procuradoria geral da republica,corregedoria de justiça,curadoria do idoso,assembleia legislativa,BISPO Aldo pagotto,e outros...] serão responsabilizados pela carnificina que por ventura vier a acontecer!pois os apenados nao estao suportando tanto descaso das autoridades E O desrespeito e total contra as leis dos direitos humanos. ALGUNS agentes como; MATIAS,ALMEIDA E O GASPAR este mais conhecido como `´GAUCHO`.`ATIRARAM com metralhadora dentro dos pavilhões no plantao de segunda pra terça feira. Uma dessas capsulas sera mostrada a vara de execução penal,vou exigir que seja feita pericia pra que nao haja duvidas sob o fato ocorrido. LEMBRANDO que alguns agentes insistem em obrigar os apenados a matarem os detentos de queimadas-pb e o abner pois todos estao na mesma cela e dentro do pavilhao do pb2,pv2,cl1,e os apenados se recusam e por isso colocam todo aquele que se revolta contra as atitudes desses agentes no isolado os ameaçando e autuando-os alegando desacato e ameaças de morte contra eles.os apenados[um pastor e um ex. policial civil cicero este perseguido pela direçao encontra-se no isolado por nao concordarem e reclamarem pelas atitudes dos agentes] foram colocados dentro da cela dos rapazes de queimadas dois apenados[palaca,este ja trabalhou pra direçao e olho de gato]colocados com o proposito de tumultuar a cela e assim facilitar a entrada dos agentes na mesma, causando revolta. OUTROS agentes do plantao que tumultuam sao eles: sergio, bruno[1,2]tiago,saulo,edgar. TUDO isso iniciou-se na sexta feira 2:00hs da madrugada quando os agentes do plantao retiraram todos da cela 1,pv2,pb2, ordenando que tirassem as roupas ficando nus e para fazerem exercicio.onde dessa forma todo o pavilhao se revoltou pois disseram eles que os proximos seriam os da cela 5 estes se negaram a sair devido a hora e que a intençao dos AGENTES era para colocar flagrantes, entao todo o pavilhao se revoltou a favor dos companheiros de sofrimento,entao os agentes metralharam o pavilhao gerando tumulto e sairam correndo, voltando pela manha com um pelotao do choque. E assim cancelaram a visita do pavilhao.
    tenho em maos carta dos apenados que confirmam todo esta trama dos agentes.

    contato vc ja tem. precisamos da ajuda da imprensa e das autoridades para que possamos evitar uma tragedia. mais detalhes pessoalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloca teu nome araque,pois vc e tao otario que colocou nomes de agentes que se quer estavam no plantao citado por vc e mais vc pensa que a sociedade nao sabe que vcs prastadores de servico que nao tem compromisso com nada estao querendo desestruturar o controle nas unidades prisionais por saberem que este sera o ultimo ano de vcs no sistema penitenciario da paraiba! A realidade e que depois do concurso de 2008 pessoas qualificadas estao coordenando brilhantemente os pesidios na paraiba e isso tem encomodado os que ali estavam pra facilitar os ilicitos penais dentro das unidades prisionais e hoje o crime organizado sente um grande golpe,pois nao consegue as facilitaçoes nas comunicaçoes fora dos presidios continuando assim os seus crimes como no passado.OS CONCURSADOS NAO SE VENDEM,NAO FAZEM AC0RDOS COM BANDIDOS,SAO QUALIFICADOS PARA A FUNÇAO E HOJE AS UNIDADES PRISIONAIS SAO EXEMPLOS DE ORGANIZAÇAO E RESSOCIALIZAÇAO PARA AQUELES DETENTOS QUE QUEREM VOLTAR AO CONVIVIO DA SICIEDADE,MAS AQUELES QUE NAO QUEREM COM CERTEZA ESTAO ENCOMODADOS E USANDO A VELHA FERRAMENTA DO PASSADO QUE IRAR ACABAR. Estude e encontre seu caminho e pare de remar contra a mare,pois vc vai se cansar...e um caminho sem volta com destino a vitoria,a verdade e em nome da lei... nenhuma denuncia sem fundamentaçao sera provada,pois a verdade prevalecera. boa sorte pra vc e fe em deus a todos tementes a ele e que fazem da justiça,da verdade o seu caminho.

      Excluir
  3. GOSTARIA DE SABER SE O DEPUTADO FREI ANASTACIO OU ALGUEM DOS DIREITOS HUMANOS FOI A CASA DO SRº EDSON MOTA QUE TRABALHAVA NO CEJ COMO AGENTE EDUCACIONAL E FOI ASSASSINADO EM SEVIÇO POR MARGINAIS QUE FORAM RESGATAR MAIS 02 MARGINAIS. A FAMILIA DESTE HOMEM PARA MIM UM HEROI POIS MORREU EM SERVIÇO DEVE ESTA PRECISANDO DE AJUDA DE PSICOLOGOS E QUEM SABE ATE FINANCEIRA POIS PERDERAM O CHEFE DA FAMILIA!!! MAS O DEPUTADO ESTA PREOCUPADA SE OS MARGINAIS ESTÃO TENDO UMA BOA ALIMENTAÇÃO!!! IPOCRITAS!! ISTO É REVOLTANTE... ISTO É O BRASIL!!! :(

    ResponderExcluir