quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dilma deve visitar a Paraíba para vistoriar obras da transposição

No roteiro tambem estão os estados do Ceará e Pernambuco.A presidenta Dilma Rousseff deve visitar a Paraíba após a sua viagem a Cuba, que acontece nesta semana. De acordo com informações veiculadas pela imprensa, a presidenta teria solicitado a sua assessoria um roteiro de viagens que incluem a Paraíba, Pernambuco e Ceará.

A visita teria como principal motivo a verificação de perto as obras de transposição do rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina. As obras são uma das principais ações do governo federal, e sua conclusão deve ocorrer antes de 2014, final do mandato de Dilma Rousseff.

A Transnordestina é um projeto coordenado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com uma extensão total de 2.278 quilômetros, sendo 1,728km de construção e 550km de remodelação, com um custo total estimado em R$ 5,42 bilhões. Lançado em 2006 e iniciado somente três anos depois, o projeto está muito atrasado.

Desde que foi anunciada a transposição do São Francisco, várias polêmicas surgiram. A obra saiu do papel em 2007 e, em 2010, foi o carro chefe da campanha de Dilma Rouseff no Nordeste. Em Pernambuco, onde começa o desvio das águas, ela obteve mais de 75% dos votos válidos no segundo turno da eleição. No ano passado, a obra foi praticamente paralisada. A previsão é concluir os 220 quilômetros do eixo leste, de Floresta a Monteiro (PB), até o fim de 2014. Os 402 quilômetros do eixo norte, que sai de Cabrobó para levar água a Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, seriam concluídos em 2015.
A vinda para o Nordeste também tem um objetivo político: confirmar a liderança do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto). Neto de Miguel Arraes, o jovem político herdou o carisma do avô e exerce uma liderança cada vez mais autônoma. Na crise que quase abateu o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, Campos deu mostras de que pretende realinhar suas relações com o governo e ocupar uma posição de destaque na linha de sucessão da própria presidente Dilma.
 
 
fonte: Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário