quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bandidos do tráfico entram em choque com PM ao tentarem retomar controle da favela

Guerra entre traficantes e milicianos está deixando moradores de Campinho, Cascadura, Piedade, Madureira e Quintino, na Zona Norte, em clima de terror nos últimos dias. Intensos tiroteios têm ocorrido na região desde sábado. O pior deles foi registrado entre a noite de segunda-feira e a madrugada de ontem. Bandidos ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP), vindos do Conjunto Amarelinho, em Irajá, e do Morro da Serrinha, em Madureira, tentaram invadir o Morro do Fubá, em Campinho, dominado por paramilitares do grupo conhecido como ‘Águia de Mirra'. Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda), que patrulhavam a área e pediram reforços, também se envolveram nos confrontos.

Os tiroteios se estenderam por várias ruas dos cinco bairros. Dois supostos invasores, identificados como Estevão e Das Neves, morreram, e outros seis foram presos - dois deles, baleados, estão internados sob custódia. Dois moradores foram feitos reféns por grupos em fuga e um deles foi atingido por bala perdida.
Arsenal sinistro
Um cabo PM foi ferido na altura do abdome, mas se salvou graças ao colete à prova de balas. Com os bandidos, a polícia apreendeu três fuzis 762, um 556, uma metralhadora 9mm de fabricação chilena e com brasão do Exército do Paraguai, cinco pistolas (quatro 9mm e uma 40 mm), dois carregadores, munições e um radiotransmissor.
Bonde usou um caminhão-baú para invadir
O primeiro confronto aconteceu por volta das 22h30. Cerca de 30 traficantes do TCP, armados de fuzis e pistolas e usando roupas pretas, chegaram em um caminhão-baú e em carros de passeio ao Morro do Fubá. Segundo a PM, o bando iria reforçar o grupo de traficantes que está acampando desde sábado em mata da comunidade.
Na subida da favela, foram recebidos a bala por milicianos. Com a chegada de PMs, a troca de tiros se intensificou. Para escapar, os bandidos do TCP roubaram dois carros e mantiveram reféns os motoristas, um rapaz de 22 anos e outro de 20.
Um dos veículos foi interceptado pela polícia em Campinho, e o motorista acabou libertado. Já um Siena foi parado pelo cabo PM Alex Wehling na Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura. Os criminosos abriram fogo e um dos tiros atingiu o colete do policial, que ficou ferido apenas levemente na barriga. O refém pulou do carro em movimento, sendo atingido nas pernas por balas perdidas.
‘Não vamos dar trégua'
Segundo o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Cláudio dos Santos, o policiamento na região foi reforçado: "Não vamos dar trégua". Foram presos Tales Henrique Matias da Silva, o Artilheiro, 19 anos; Wagner Félix Lima, o Brahma, 23; Ângelo Gutemberg da Silva Mattos, o Cabelinho, 18; Carlos Roberto da Silva Santos, o Peteco, 18; Januário Gama Seabra, 18; e Raphael Augusto Ávila Pereira, 19 - os dois últimos estão internados.
Ex-chefão é suspeito
Policiais da 28ª DP (Campinho) investigam denúncias de que a tentativa de invasão teria sido comandada pelo traficante Carlos Laerte Marcelino, o Carlinhos Fubá, de 62 anos, que já foi chefe da quadrilha que dominava a favela. Ele foi preso em fevereiro de 2010 por tráfico, mas está em liberdade condicional. Desde sábado, Fubá e seu bando estariam na região, inclusive abordando moradores.
fonte: paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário