terça-feira, 12 de abril de 2011

II Encontro de produtores de palma forrageira reúne mais de cem pessoas, presidente do Senai e autoridades políticas prestigiram

Foi realizado no último sábado, dia 09.04 na cidade de Brejo dos Santos no sertão paraibano, o II encontro de produtores de palma forrageira da região, evento de estimulo a produção rural.
O evento contou com a presença de mais de cem pessoas, entre elas produtores da cidade de Brejo dos Santos, e de cidades como Caicó-RN, Jericó, Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos, Bom Sucesso e Patos, além de lideranças políticas, como o vereador Francisco de Freitas Silva, o prefeito Lauri Ferreira da Costa e do vice-prefeito Severino José de Sousa Júnior, estiveram presentes ao evento os secretários Napoleão Pereira da Silva (Agricultura) e Iazodária Solange (Assistência Social). O encontro que aconteceu na Escola Estadual Diva Guedes, também contou com a presença surpresa do presidente do sistema FAEPA/SENAR, o Dr. Mário Borba.
O Engenheiro Agrônomo e instrutor do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o professor José Guedes, participou do evento.
O responsável pela palestra foi o professor da UEPB Alcides Almeida Ferreira, que dentre muitos assuntos falou sobre o cultivo da palma e sobre a importância do SENAR (Serviço Nacional  de Aprendizagem Rural) que atua na formação profissional rural e na promoção social do campo.
O encontro teve a entrega dos certificados do curso cultivo da palma onde mais de 40 produtores foram capacitados no ano passado, no evento tivemos a oportunidade de degustar o sorvete da palma onde teve quase 100% de aprovação dos  participantes, e a visita em campo nas propriedades de Gutemberg Miranda (Pau de Liete) e de José Raimundo (Cachoeira)para uma avaliação do desenvolvimento da cultura na região, havendo um esclarecimento prático sobre o cultivo adensado da palma para os participantes.
Discursos
No uso da palavra, o prefeito de Brejo dos Santos, Lauri Ferreira da Costa, se comprometeu em abrir as portas da prefeitura garantido ajudar o produtor da palma forrageira no que for possível, “mim comprometo em ajudar o projeto Palmas para o semi-árido no que for possível, a prefeitura está de portas abertas para o desenvolvimento rural do município”, disse. Ainda durante o discurso, o chefe do executivo enfatizou a importância da palma para o município, “… é um grande motivo para reacender a alto estima do produtor rural”, profetizou o prefeito. No final do evento, o gestor municipal foi homenageado pelo técnico em agropecuária da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) Jacinto Rômulo Guedes de Paiva, recebendo o troféu do encontro.
Já o presidente do sistema Paraíba FEAPA/SENAR, Mario Borba, frisou  a importância de cada um arregaçar as mangas para apoiar a volta do produtor ao campo. “Diante da falta de políticas públicas que efetivamente promovam o desenvolvimento na produção rural, temos que fazer a nossa parte e cobrar das autoridades a parte que lhe cabe”. Finalizou o Presidente do sistema FAEPA/SENAR-PB”.
O mobilizador do Projeto Palmas para o Semi-árido, o técnico Rômulo Paiva, disse em poucas palavras acreditar no potencial dos produtores de Brejo dos Santos,  “Vamos  ser em médio prazo a capital sertaneja da palma” incentivou.
O evento se estendeu ainda com visita em Campo nas comunidades Pau de Leite e Cachoeira, onde teve um almoço que finalizou o evento. Os participantes puderam degustar o sabor do sorvete feito da palma.

fonte: informenoticia1

Nenhum comentário:

Postar um comentário