terça-feira, 18 de junho de 2013

Segurança se antecipa e monitora manifestações na PB; 21,2 mil confirmaram presença em marcha

A cúpula da Segurança Pública da Paraíba se antecipou e já convocou líderes do movimento 'João Pessoa, avante' para tratar da manifestação convocada para esta quinta-feira (20). Nesta segunda-feira (17) pela manhã, comandantes dos batalhões da PM começaram a traçar estratégias de acompanhamento do movimento.  A ideia, disse um dos participantes, é de que a força policial será utilizada apenas para garantir a segurança dos participantes. 

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cláudio Lima, participou da reunião com os comandantes da Polícia Militar. A grande preocupação é evitar confrontos entre os manifestantes e conter badernas. O discurso utilizado pela cúpula da Segurança Pública é de que a expectativa é de que as manifestações em João Pessoa sejam pacíficas e ordeiras e, portanto, a força policial não será obrigada a utilizar armas.

O governador Ricardo Coutinho se reuniu no final da tarde com o comando da Polícia. O secretário Cláudio Lima repassou os informes do encontro que teve como representantes do movimento e adiantou que, nesta quarta (19), também manterá novos entendimentos com outros grupos da coordenação do manifesto que está sendo convocado pelas redes sociais. 

O governador teria alertado sobre o direto legítimo de protestar, mas também falou sobre a atuação da Polícia Militar para que sejam evitados atos de vandalismos. 

Manifestação
Na próxima quinta (20), uma manifestação pela redução na tarifa de passagens dos transportes coletivos promete parar o centro da Capital paraibana. Até às 08h40 desta terça (18), através de uma página do Facebook, o movimento intitulado 'João Pessoa, avante' já tem a confirmação de 21.231 pessoas nos protestos. 

Desde o dia 1º de junho, está em vigor um decreto da presidente da república, Dilma Rousseff, que zera o PIS/Confins para transportes coletivos, incluindo ônibus, trens e metrô. A medida foi uma tentativa de reduzir o galope da inflação, que supera a meta estabelecida pelo Governo Federal.  

As alíquotas do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) somam 3,65% do transporte coletivo urbano de todo o Brasil e estão zeradas.

Na última segunda-feira (17), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, confirmou que a Prefeitura fará um estudo para saber da possibilidade de conceder a redução nas passagens de ônibus. Apesar disso, não foi divulgado qualquer data para esse anúncio e nem quando começaria a valer a redução dos preços.
“Estamos em um processo de análise dos dados das informações necessárias para que a gente possa ter uma posição firmada. Estamos no processo inicial”, disse Cartaxo.
O decreto de Dilma Rousseff se apropria, em parte, do Projeto de Lei (PLS) 242/2012, de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) para reduzir a carga tributária do transporte coletivo suspendendo a cobrança de impostos como o IPI, PIS, Pasep e Cofins. 
A manifestação convocada pelo movimento “João Pessoa Avante” terá início às 16h, próximo ao horário de pico, com concentração no Lyceu Paraibano, de onde seguirão para o anel interno da Lagoa e a avenida Epitácio Pessoa. 

Na página do Facebook do movimento tem publicações como links de matérias sobre as cidades que têm transporte coletivo de graça e uma série de enquetes que estão sendo respondidas pelos que seguem o perfil na rede social. 

Logo na parte superior da página está o aviso de que "qualquer forma de violência está de fora dos preceitos" do movimento. 

Na enquete sobre qual cartaz levar ao protesto, até às 10h20, 1.056 responderam que o melhor seria: "Desculpe o transtorno, estamos mudando o país". 

Outras 1.285 pessoas disseram em outra enquete da página ser contra a utilização de qualquer bandeira política nos protestos. Apenas 75 concordaram e outros 10 disseram que "tanto faz". 


fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário