segunda-feira, 17 de junho de 2013

Manifestação terá protestos contra qualidade de serviços e redução de frota

A manifestação liderada pelo movimento 'João Pessoa, avante' terá protestos conta a qualidade dos serviços oferecidos pelos transportes públicos. De acordo com André Feitosa, um dos organizadores, entre as razões para a manifestação na Capital destacam-se ainda protestos contra a frota insuficiente e grande tempo de espera.

Ainda de acordo com o movimento, o tema principal será mesmo a redução das tarifas. “A redução nas passagens de ônibus é possível em decorrência da dispensa provocada pela isenção dos impostos determinada pelo Governo Federal na semana passada. Por isso, o movimento vem batalhando pela redução da tarifa”, explicou.
O diretor-executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, esclarece em coluna publicada no jornal Correio da Paraíba deste domingo (16), na página A6, que “a desoneração promovida pelo Governo Federal, isentando o transporte coletivo do PIS e do Cofins, não é suficiente, sozinha, para propiciar a imediata redução tarifária”.
Adesão a protestos
As manifestações que eclodiram em São Paulo e se espalharam pelo Brasil agora ganham o mundo, com ajuda de paraibanos. Neste domingo (16) brasileiros em 28 grandes cidades, incluindo paraibanos, começaram a realizar protestos em apoio aos manifestantes paulistas. Procurando um foco, os atos em defesa dos direitos civis ainda misturam euforia com uma difusa indignação. Em João Pessoa o movimento acontece nesta quinta-feira, com concentração em frente ao Liceu Paraibano.
As atividades que começaram ontem e que seguirão durante toda a semana, atingem cidades como Paris, Madrid, Lisboa, Londres, Berlim, Toronto, Cidade do México, Buenos Aires, Tokyo e Sidney, por exemplo. Sem precedentes recentes de uma mobilização desse porte e com tamanha repercussão, os jovens que organizam o evento fazem questão de caracteriza-lo como sendo apartidário.
Em Dublin, capital da Irlanda – onde, segundo o Itamaraty, vivem 15 mil brasileiros, o ato combinado pelas redes sociais foi pacífico e contou com a participação de cerca de 500 pessoas. A concentração ocorreu ao lado do Spire, monumento com 200 metros de altura, conhecido por ser o maior monumento do mundo. Denominado “Brazilian Awakening Dublin”, (algo como ‘Acorda, Brasil’, em uma livre tradução), o evento chamou a atenção dos moradores e turistas que passaram pelo local.
Sob os 14°C da primavera europeia, o casal de estudantes paraibanos, Shirley Luanna e Edson Genuíno, fez questão de participar da manifestação. “O aumento da passagem do ônibus é só uma ponta do iceberg. As pessoas estão revoltadas por serem tão exploradas, por ganharem tão pouco, por como a polícia reagiu contra a manifestação”, afirma a estudante de 25 anos.
Há dois meses em Dublin, o pessoense Edson Genuíno diz que sair às ruas hoje foi a forma de ajudar ao povo brasileiro. “Apesar de eu não estar no Brasil e de isso ter acontecido em São Paulo, distante de onde eu moro, é nesse país que eu vivo. Estamos aqui para mostrar para o mundo que nós também nos incomodamos com o que está acontecendo lá”, declarou.
Para ser realizada, a manifestação precisou ser aprovada pela polícia irlandesa. Inicialmente programa para ser uma passeata em direção a embaixada brasileira, o pedido foi negado pelas autoridades que determinaram que o evento ficasse restrito ao canteiro central da principal Avenida da Irlanda e que durasse apenas duas horas.

fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário