sexta-feira, 14 de junho de 2013

Polícia prende fugitivos da Cadeia Pública de São Bento, na Paraíba

Dois dos nove fugitivos da Cadeia Pública de São Bento, Sertão da Paraíba, foram recapturados por policiais militares na noite da quinta-feira (13) na cidade. De acordo com PMs do 12º Batalhão, os suspeitos, de 19 e 23 anos, foram presos em uma mata. Com eles foi apreendido um revólver calibre 38. Duas motocicletas que foram levadas durante a fuga, que ocorreu na quarta-feira (12), também foram recuperadas. Após a fuga dos detentos, a Secretaria de Administração Penitenciaria da Paraíba (Seap) exonerou o diretor da Cadeia Pública de São Bento.

 comandante da 2ª Companhia do 12º BPM, capitão Douglas Ferreira, disse que a polícia chegou até eles após montar um cerco e interceptar o irmão de um dos fugitivos, que estava levando alimentação para os dois.
“O rapaz indicou onde era o esconderijo dos fugitivos e nós começamos a realizar incursões na área da caatinga até encontrar e prender os dois fugitivos”, contou.
Segundo a polícia, o detento de 19 anos cumpria pena por roubo desde novembro de 2012. Já o outro, de 23 anos, havia sido preso em fevereiro deste ano suspeito de integrar uma quadrilha de roubos de motocicletas.
Ainda de acordo com a polícia, os dois foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de São Bento e autuados por porte ilegal de arma e também pelo roubo das duas motocicletas que estavam com eles. Os fugitivos serão encaminhados ainda nesta sexta-feira (14) para o Presídio de Catolé do Rocha.
Várias carros da PM estão mobilizados nas rondas para recapturar os fugitivos. O policiamento está intensificado, principalmente nas áreas próximo à mata e nas saídas da cidade.“Vamos saturar toda área, conforme determinação do comandante geral, até recapturar todos os fugitivos e assim garantir a tranquilidade de toda população da cidade e região”, ressaltou o capitão Douglas Ferreira.
Exoneração 
A Seap determinou, ainda na quarta-feira, a exoneração do diretor da Cadeia Pública de São Bento, além de abrir sindicância para apurar a fuga dos nove detentos. De acordo com investigações preliminares levantadas pela Gerência de Inteligência da Seap, os nove apenados fugiram da cadeia pública de São Bento durante o dia, pela parte dos fundos.

Eles teriam quebrado duas barras de cimento que ficam no teto e usaram redes para improvisar uma espécie de corda, para escalar até o lado de fora cadeia. A hipótese de facilitação da fuga é a principal linha de investigação, segundo o secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino.
“A possibilidade de facilitação é a principal linha de investigação e a fuga é uma retaliação ao forte disciplinamento empreendido pela Seap com o corte de regalias desde o mês abril na Cadeia Pública de São Bento, onde o banho de sol foi reduzido, os presos passaram a ficar trancados nas celas, foi determinado um corte em visitas privilegiadas para alguns detentos fora dos horários de visitação comum, a fiscalização das visitas se intensificou, a cobrança por disciplina tanto por parte de apenados quanto de servidores públicos foi aumentada”, disse Virgolino.

fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário