quinta-feira, 13 de junho de 2013

Chuvas provocam alagamentos e PRF registra mais de 10 acidentes na Paraíba

As chuvas das últimas horas deixaram em alerta a Defesa Civil de João Pessoa. Na manhã desta quinta-feira (13), uma barreira deslizou na comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários. Equipes do órgão estão fazendo a remoção das famílias. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 13 acidentes foram registrados nesta manhã. Ocorreram colisões no perímetro urbano da Capital paraibana.

“Vários trechos da BR 230 e BR 101 provocaram pontos de alagamentos deixando o trânsito lento e em alguns pontos os carros ficaram parados. Os motoristas devem redobrar a atenção para evitar mais acidentes. Nas imediações do Forrock formou-se uma grande concentração de água, inclusive no trecho da BR 230 em Bayeux ”, adiantou Anderson Poddis. Ele informou que os acidentes ocorreram na BR 230 ( 4), BR 101 (6) e um na BR 104.
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, cancelou sua agenda de atividades nesta quinta-feira para vistoriar as áreas de risco em João Pessoa.  
A Secretaria  de Mobilidade Urbana ( Semob) de João Pessoa, registrou trânsito lento em vários pontos da Capital.   De acordo com Noé Estrela (coordenador da Defesa Civil da Capital), no Timbó está sendo realizada uma obra de infraestrutura e muitas famílias ainda resistem sair do local. “Fizemos um acordo com 41 famílias e elas concordaram deixar o local. Sendo que algumas ainda resistem a sair do local”.
Lagoa do Parque Solon de Lucena, em JP
Foto: Lagoa do Parque Solon de Lucena, em JP
Créditos: Paulo Henrique
O coordenador ainda informou que equipes da Defesa Civil registraram picos de alagamentos na comunidade do Citex ( no Geisel), nos bairros São José , Roger, Padre Zé, Treze de Maio, Jardim Veneza e BR 230.
“Todas as 31 áreas de risco de João Pessoa estão monitoradas. No bairro do Rangel, ficamos sabendo que uma casa está inundada e corre risco de desabamento. Nossas equipes estão vistoriando todas as áreas mapeadas pela Defesa Civil de João Pessoa”, frisou Noé Estrela.
A situação na cidade de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, também é crítica. Vários bairros da cidade registram alagamentos. Bairros como Açude, Alto das Populares e Tibiri, estão com ruas submersas. O centro de Santa Rita está parcialmente alagado.
Segundo o coordenador de comunicação da Prefeitura Municipal de Bayeux, apesar das fortes chuvas, a Defesa Civil da cidade não registrou nenhuma ocorrência grave. A área ribeirinha está sendo vistoriada e monitora. Atualmente, Bayeux tem 15 áreas de risco. Quem souber de problemas em decorrência das chuvas pode ligar pra o 156. 

Rua Eurico Durta, bairro Popular, em Santa Rita
Foto: Rua Eurico Durta, bairro Popular, em Santa Rita
Créditos: Erivaldo Júnior

Foto enviada pelo leitor do Portal Correio, Erivaldo Junior, mostra a situação complicada do Centro da cidade de Santa Rita.
Centro de Santa Rita inundado
Foto: Centro de Santa Rita inundado
Créditos: Erivaldo Júnior

Chuvas superam média 
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou um aumento significativo nas chuvas que atingem a Capital paraibana. Em apenas 13 dias, choveu mais do que o esperado para todo o mês. A média histórica, que é de 303 milímetros, foi superada em 9,5% na manhã desta quinta-feira (13).
Os maiores índices pluviométricos de João Pessoa foram registrados no último domingo (132,2 milímetros) e na quarta-feira (83,6 milímetros). Em 48 horas choveu mais de 70% da média histórica de junho, que é o mês com maior número de dias chuvosos no Litoral.
“Estas ocorrências mais fortes são provocadas pelos distúrbios ondulatórios de leste, os aglomerados de nuvens que se formam no oceano Atlântico e são trazidos para a costa. Eles costumam atingir boa parte do litoral nordestino, indo do Rio Grande do Norte até Alagoas, mas normalmente Pernambuco e Paraíba são os Estados mais afetados”, explicou a meteorologista Carmem Becker.
Previsão
A expectativa é da meteorologista é de que o tempo instável continue nas próximas 24 horas. “A previsão é de chuvas de menor intensidade no Litoral, Brejo e Agreste. No Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão devem ocorrer precipitações isoladas por causa da umidade”, concluiu.
O boletim meteorológico detalhado está disponível no portal www.aesa.pb.gov.br, onde a previsão do tempo e temperatura para todo o Estado é atualizada a cada 12 horas.

fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário