terça-feira, 18 de junho de 2013

Diretor da Cadeia Pública de São Bento é exonerado. Inquéritos estão em andamento

O diretor da Cadeia Pública de São Bento, Múcio Soares Diniz foi exonerado do cargo. O ato foi publicado na edição desta terça-feira, 18, do Diário Oficial do Estado e assinado pelo governador Ricardo Coutinho, atendendo solicitação do secretário Wallber Virgolino, da Administração Penitenciária.

Múcio Diniz já estava afastado da função desde a fuga de nove detentos daquela cadeia ocorrida no final da tarde de quarta-feira, 12. Um dos fugitivos, George dos Santos Diniz, é sobrinho do ex-diretor e considerado um dos chefes do grupo que fugiu.
Para responder pela Cadeia Pública de São Bento o secretário Wallber Virgolino designou um grupo de agentes penitenciários do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) até a nomeação do novo diretor.
Ainda na noite do dia 12, quando ocorreu a fuga, os policiais conseguiram recapturar no Sítio Sombrio, município de São Bento, Marciano Medeiros Silva, 23 anos e Elionielson Silva dos Santos, 19, se encontravam homiziados no meio da caatinga, quando foram surpreendidos pelos policiais militares da 2ª Cia/12º BPM. Foram apreendidas duas motocicletas roubadas por eles no dia da fuga, uma Honda Fan 125 cor preta e uma Honda Biz 125 cor prata além de um Revólver calibre 38 cano curto 06 tiros. Os dois foram autuados em flagrante por roubo e porte ilegal de armas e depois recambiados para o presídio de Catolé do Rocha.
Continuam foragidos, Artur Araújo Filho, João Batista Dantas de Araújo, José Romário Diniza da Silva, Manoel Ferreira de Sousa, Aldo Ferreira de Sousa, José Neto Alves Garcia e George dos Santos Diniz.
Desde a ocorrência da fuga o secretário Wallber Virgolino determinou a instauração de sindicância para apurar as circunstâncias da fuga. Por meio da Polícia Civil foi aberto inquérito policial
Denúncia – Qualquer informação sobre os foragidos podem ser repassadas através do telefone da Gerência de Inteligência da Seap 3218-4445, da Coordenação Penitenciária (24 horas) 3218-4480 ou pelo disk denúncia da Polícia Civil 197.
A fuga – no final da tarde do último dia 12, vizinhos da Cadeia Pública de São Bento, logo após a visita intima perceberam movimentação estranha e mesmo comunicando o fato, a fuga não foi evitada.
Para ‘deixarem’ a cadeia os nove apenados quebraram duas barras de cimento que ficam no teto e usaram redes (Tereza) para improvisar uma espécie de corda, para escalar até o lado de fora da cadeia. A hipótese de facilitação da fuga é a principal linha de investigação, segundo o secretário Wallber Virgolino.
No dia 10 de abril deste ano, Durante 'pente fino' naquela cadeia, foi descoberta uma fábrica de redes que funcionava irregularmente dentro de algumas celas. Além das máquinas para a fabricação de redes, foram recolhidos celulares, ferramentas, dinheiro e drogas durante a ação.

fonte: WSCOM Online com Cardoso Filho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário