quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TCE recebe mais de 10 pedidos de auditoria de prefeitos paraibanos


O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, afirmou ontem que 10 prefeitos paraibanos já solicitaram auditorias nas contas de gestões anteriores ao TCE-PB. Ele orientou que, em casos mais graves, os prefeitos encaminhem provas de irregularidades administrativas ao Tribunal e ao Ministério Público. 

“Todos os municípios paraibanos serão visitados pelos técnicos do Tribunal, mas dentro da programação definida de visitas. Em casos mais graves, os prefeitos devem oficiar as irregularidades ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público com memória fotográfica, para que durante a análise das prestações de contas esses fatos sejam observados”, explicou.

O presidente acredita que o número de pedidos de auditoria ao Tribunal diminuiu consideravelmente. “Como já estamos orientando os gestores há algum tempo para que observem e relatem os problemas de gestão ao Tribunal, o número de pedidos de auditoria reduziu consideravelmente”, disse.

Fábio Nogueira citou os principais erros cometidos pelos prefeitos ao encerrarem ou assumirem os mandatos. “Uma das principais irregularidades cometidas pelos gestores é não iniciar o processo de transição governamental. Os demais erros são o sucateamento de frota de veículos, a ausência completa de dados da prefeitura, os salários atrasados dos servidores e recursos disponibilizados insuficientemente para honrar os compromissos da administração”. O conselheiro disse que todas as situações serão analisadas pelo Tribunal, e os gestores podem sofrer as penalidades previstas em lei, como aplicação de multa e reprovação de contas.

O conselheiro declarou que os gestores devem se preparar constantemente para administrar bem a prefeitura. “Com todos os instrumentos de informação disponíveis atualmente, não é admissível que os prefeitos errem por falta de conhecimento. A responsabilidade de gerir os recursos públicos é bem maior do que a de administrar os próprios bens. Nesse sentido, o TCE tem uma ação proativa na promoção de cursos e seminários de capacitação”.



fonte:Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário