terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PB tem 2ª rebelião em menos de 12h; no total foram 24 feridos e duas mortes


Dois presídios da Paraíba foram alvos de rebelião nesta segunda-feira (29) deixando um morto e 17 feridos em João Pessoa. Já no município de Guarabira (a 85 km da Capital e localizada na região do Brejo) um preso morreu e sete ficaram feridos. Durante as rebeliões 15 detentos foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, sendo que dois morreram. 

De acordo com assessoria do Trauma o preso Aricleny Silva da Costa, 25 anos, morreu vítima de arma de fogo. Ele veio da Penitenciária Flósculo da Nóbrega, conhecido como ‘Roger’. E em Guarabira Alexandre Dantas Soares, de idade não informada, natural de Solânea, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, ainda dentro da unidade prisional. 

Mesmo com o boletim do hospital, o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgulino, diverge informando que o preso morto foi ferido por um espeto e não por arma de fogo. Ainda três feridos continuam internados em estado regular. Os outros oito detentos foram atendidos e já receberam alta médica. No total, 12 detentos foram levados para o Trauma. Pelo menos outros seis tiveram ferimentos leves e foram atendidos ainda no presídio.
Já em Guarabira três detentos passaram por procedimentos cirúrgicos e permanecem internados em estado regular.
Rebelião em Guarabira
Na noite desta segunda-feira (28) os apenados do Presídio João Bosco Carneiro conhecido como Presídio Regional de Guarabira localizado no Brejo paraibano se rebelaram queimando colchões deixando pelo menos três feridos. O motivo da rebelião foi que eles queriam voltar às suas comarcas de origem. 
De acordo com a repórter Jaceline Marques da TV Correio, um dos presos durante contato telefônico com a equipe de reportagem, teria informado que o tumultuo começou após a suspensão da transmissão de um filme que estava sendo veiculado por volta das 16h.
Ainda segundo o apenado, identificado apenas como ‘Teta’, sete celas pertencentes a um dos pavilhões estão completamente destruídas. Ele teria informado que alguns presos foram amarrados no local. Os detentos mantidos como refém, seriam estupradores e x-9, linguagem utilizada na cadeia para delator de informações.Colchões foram queimados e a intensa nuvem de fumaça que se formou em torno do presídio assustou os populares na localidade. 
Policiais integrantes do 4º Batalhão da Polícia Militar estiveram no local. Os rebeliados garantiram que caso as autoridades entrassem no presídio, os reféns iriam ser assassinados. Mesmo diante da ameaça dos apenados, os policiais entraram na casa de detenção, juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiro para controlar as chamas.
A polícia informou que um dos presos, identificado como ‘Wando de Mocinha’, ficou ferido e foi encaminhado para atendimento médico. Ele foi amarrado a um colchão e atingido com golpes de espeto. Os rebelados ainda atearam fogo em seu corpo, no entanto, com a intervenção da polícia, ele conseguiu escapar sem ser queimado. 
Rebelião no Róger 
Ainda nesta segunda-feira (28), outra rebelião foi registrada no Estado. Os apenados da Penitenciária Flósculo da Nóbrega, conhecido como ‘Roger’, deixou 17 detentos feridos no final da manhã. Segundo testemunhas, tiros foram ouvidos e colchões foram queimados.
Antes do tumulto, um preso que estava no isolado conseguiu fugir no início da manhã pela porta da frente. O gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba, coronel Arnaldo Sobrinho, informou que são situações diferentes. "A fuga não tem conexão com a rebelião. Quanto a fuga do detento pela porta da frente, uma sindicância será aberta para investigar as causas", disse.
A confusão teria começado após um desentendimento de presos de facções criminosas rivais durante o banho de sol. Cerca de 150 homens do Pelotão de Choque invadiram a unidade prisional para controlar a situação caótica.
O Presídio do Roger tem capacidade para abrigar 500 presos. Atualmente, a unidade prisional abriga cerca de 1.050 apenados.
Na última sexta-feira (25) uma rebelião já havia sido anunciada quando um preso ligou para o programa Correio da Manhã, apresentado por Samuka Duarte e Emerson Machado, exigindo a troca de comando do atual diretor, David Efraim Nigri, pelo antigo, Josenildo Porto, exonerado na semana passada.“Se não mudar o comando, a casa vai virar no Roger”, disse um detento.
Feridos e mortos
 Roger
Aricleny Silva da Costa,25 anos, vítima de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência, mas não resitiu aos ferimentos vindo a óbito ás 17h10. 
Alcides Santos de Melo, 20 anos, ferimento por arma de fogo, procedente do presídio do Roger. O paciente veio conduzido pela ambulância do resgate-bombeiros. Passou pelos procedimentos médicos de emergência e após período de observação recebeu alta hospitalar por volta de 18h10.
Nilton Vesar dos Santos Costa, 32 anos, vítima de arma de arma branca, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passa por procedimentos médicos de emergência e segue interno. Seu estado de saúde é  considerado regular.

Pedro Luiz Garcia Júnior, 33 anos, vítima de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência e segue interno. Seu estado de saúde é considerado regular.

Cristiano Renato da Cruz, 24 anos, vítima de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência e segue interno. Seu estado de saúde é considerado regular.
Francisco de Assis Lima Duarte, 27 anos, vítima de arma de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência e após período de observação recebeu alta médica ás 16h30.
Carlos Antônio da Silva, 24 anos, vítima de arma de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência e após período de observação recebeu alta médica ás 13h52.
Luciano Santos de Oliveira, 28 anos, vítima de arma de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência e após período de observação recebeu alta médica ás 14h56.
Derivaldo Dionizio da Silva, 28 anos, vítima de arma de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência e após período de observação recebeu alta médica ás 13h51.
Everton Luiz Souza Eufrázio, 20 anos, vítima de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência e após período de observação recebeu alta médica ás 13h49.
Cristovão Laurentino do Nascimento, 27 anos, vítima de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência e após período de observação recebeu alta médica ás 13h59.
Fabiano Silva Lima, 24 anos, vítima de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passou por procedimentos médicos de emergência e após período de observação recebeu alta médica ás 13h56.
Igor Henrique Vasconcelos de Medeiros, 22 anos, vítima de arma de fogo, procedente do Presídio do Roger. O paciente veio conduzido pelo resgate bombeiros. Passa por procedimentos médicos de emergência e após período de observação recebeu alta médica ás 16h30.
Guarabira 
Flaviano José de Andrade Santana, 35 anos, ferimento por arma branca, procedente do  município de Guarabira. O paciente veio conduzido pela ambulância do SAMU. Passou pelos procedimentos médicos de emergência e segue em observação. Seu estado de saúde é considerado regular.
Valdir Rodrigues da Silva, 29 anos, ferimento por arma branca, procedente do município de Guarabira. O paciente veio conduzido pela ambulância do município. Passou pelos procedimentos médicos de emergência e segue internado. Seu estado de saúde é considerado regular.

Bruno Bezerra Pinheiro, 24 anos, ferimento por arma branca, procedente município de Guarabira. O paciente veio conduzido pela ambulância do município. Passou pelos procedimentos médicos de emergência e segue em observação. Seu estado de saúde é considerado regular.
João Medeiros da Silva, de 52 anos.
Danilo da Silva Mousinho, de 22 anos.
Genival Gomes da Silva.
André Mendes.




fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário