segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PB tem 174 delegacias com déficit de policiais


O estado da Paraíba possui 290 delegacias de Polícia Civil somando as regionais, distritais, municipais e especializadas, mas segundo a Associação de Policiais Civis da Paraíba (Aspol), apenas 116, ou seja, 40% delas têm efetivo suficiente para desenvolver as atividades. Nas 174, o atendimento é deficitário e por isso várias cidades ainda sofrem com o problema de delegacias fechadas no período de férias e durante o ano. Outro problema é a infraestrutura precária.

De acordo com dados da Aspol, ao todo 1.850 homens compõem o quadro da Polícia Civil na Paraíba, número insuficiente para a necessidade dos 223 municípios do Estado. O vice-presidente da associação, Júlio César, disse que recentemente visitou sete delegacias regionais, além de algumas distritais e municipais.
Conforme Júlio, a maior parte está em situação precária. “Estive visitando as delegacias e em quase todas o que pude notar foi falta de estrutura para trabalhar, viaturas sem a menor condição de uso e falta de pessoal. Os policiais estão tendo uma sobrecarga de trabalho por conta do baixo efetivo do Estado”, afirmou.
Conforme Júlio César, todas as delegacias do Estado funcionam mesmo com baixo efetivo, porém é possível encontrar delegacias fechadas. “As delegacias funcionam, mas o baixo efetivo obriga muitas vezes os delegados e agentes a se deslocarem de um município para outro para atender uma ocorrência, o que faz com que o prédio seja fechado, já que ninguém irá ficar lá dentro”, relatou.
Segundo Júlio César, ele esteve nas delegacias das cidades de Itaporanga, Patos, Picuí, Guarabira, Monteiro, Itabaiana, Catolé do Rocha e Cajazeiras e a que apresenta a pior situação é a do município de Itaporanga, no Sertão do Estado. “Lá é a sede de uma regional, mas o prédio onde a unidade fica instalada não oferece a menor condição de trabalho”, revelou.
O vice-presidente da Aspol afirmou que a Secretaria de Segurança e Defesa Social do governo do Estado está ciente da situação de todas as delegacias e também das dificuldades que o efetivo tem enfrentado. “Enviamos relatórios com fotos relatando a realidade das delegacias e falando sobre as dificuldades de se trabalhar em locais sem a menor condição de ter atividades", declarou.


fonte: JP Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário