sábado, 5 de janeiro de 2013

Banco de Leite precisa de doações


No Nordeste, a Paraíba é o segundo Estado com maior número de leite humano coletado (4.879,1) e distribuído (4.566,1), número de doadoras (4.386) e de receptores (7.249), ficando abaixo apenas de Pernambuco. Os dados que correspondem ao período de janeiro a dezembro de 2012 foram repassados pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) do Ministério da Saúde.
No entanto, o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, em João Pessoa, e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciaram a campanha 'S.O.S. Leite Materno' para aumentar a coleta em todo o Estado.

De acordo com a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, a Paraíba coleta por mês uma média de 400 litros de leite humano, que atende a cerca de 500 recém-nascidos.
“O aleitamento materno é a forma mais eficaz, de baixo custo e acessível para a redução da morbimortalidade infantil. A amamentação ainda auxilia na prevenção de doenças crônicas e a morbimortalidade na vida adulta e nos idosos, principalmente relacionado à obesidade e doenças correlatas”, afirmou.
Entretanto, Thaíse Ribeiro frisou que durante o período de férias, assim como nos meses de festividades, os Bancos de Leite Humano sofrem uma queda significativa no volume de leite coletado, que pode chegar a 40% entre os meses de dezembro e março. “A realidade é que nossa demanda só aumenta, independentemente do período ser ou não de férias. Nascem crianças todos os dias e as unidades de terapia neonatais continuam com bebês que precisam do leite para sobreviver”, ressaltou.
Thaíse Ribeiro destacou ainda que qualquer mulher que esteja amamentando e possua excesso de produção láctea pode ser doadora e ajudar a salvar a vida de centenas de crianças prematuras. “Para doar, é só entrar em contato com o Banco de Leite Humano Anita Cabral pelo telefone 3215-6047 e esperar que uma equipe do banco entregue o kit de doação (vidros, máscara e toca) em domicílio”, informou ao acrescentar que a equipe do banco se responsabiliza em passar semanalmente na casa da doadora, em dia pré-estabelecido, para pegar o leite coletado.
Segundo a diretora do Centro Estadual de Referência, o Estado conta atualmente com uma rede formada por seis Bancos de Leite Humano (BLH), sendo eles: BLH Anita Cabral e BLH Drª Zilda Arns, em João Pessoa, BLH Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; BLH do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande; BLH Dra Vilani Kehrle, em Patos; e BLH de Cajazeiras.
Outros 16 postos de coleta de leite humano estão distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Sousa.


fonte: JP Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário